Saerb inicia campanha de corte e regularização das ligações de água

Usuários que possuem pendência junto ao Saerb terão até o fim de novembro para buscar o atendimento, mas não sofrerão multas

O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) inicia a partir da próxima segunda-feira, 29, uma campanha de corte e regularização das ligações de água. A intenção é melhorar o abastecimento de água, bem como sensibilizar a população sobre a importância do pagamento pela água consumida. Os usuários que apresentam alguma pendência junto ao Saerb terão até o final deste mês de novembro para buscar o atendimento e regularizar sua situação junto à autarquia.Como medida moralizadora, o Saerb desativará as ligações cortadas religadas clandestinamente.

Atualmente, os moradores de Rio Branco pagam uma das menores tarifas de água do país. Para cada 10 mil litros de água, são cobrados R$ 14,00, valor equivalente à cidade de Belém-PA e inferior a duas capitais do Norte: Manaus e Porto Velho, que cobram, respectivamente, R$ 18,00 e R$ 28,90.

Pelos dados do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), 49% da população urbana de Rio Branco são abastecidos com água. Mas esse dado não corresponde aos usuários reais do sistema. Calcula-se que exista na cidade cerca de 15 mil ligações clandestinas, ou seja, que utilizam a água do Saerb e não pagam.

Por conta disso, o Saerb não consegue atingir a sua auto-sustentabilidade, necessitando de repasses do governo do Estado e da prefeitura de Rio Branco para honrar com o pagamento de energia elétrica e produto químico, insumos essenciais para fazer funcionar o sistema. Estes recursos repassados ao prestador dos serviços de saneamento poderiam estar sendo destinados para outras áreas, como saúde e educação, bem como da infra-estrutura urbana. Além disso, o Saerb fica impossibilitado de fazer investimentos para melhorar o serviço.

Com os recursos do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal, o Saerb já instalou mais de 30mil hidrômetros, equipamento indispensável para a cobrança justa da água consumida por cada usuário. Com essa implantação, o abastecimento de alguns bairros já melhorou. A hidrometração garante maior pressão na rede, permitindo que a água chegue a locais que antes não alcançava. Mas a arrecadação ainda não apresentou o crescimento esperado. No último mês, o valor chegou a R$ 1,3 milhão, sendo que a despesa com folha de pagamento e insumos alcança R$ 2 milhões/mês.

A diretoria do Saerb informa que nesta atualização, os usuários não sofrerão multas. "A intenção do Saerb não é punir ou penalizar nossos usuários, mas precisamos contar com a parceira de todos para a redução do desperdício e para o pagamento em dia da água consumida.

"A nossa perda de faturamento atual está em torno de 70% e se não tivermos uma redução drástica desse índice, corremos o risco de ficar inviabilizados para receber os recursos do governo federal, dificultando, com isso, a melhoria e ampliação dos nossos serviços", ressaltou o diretor-presidente do Saerb, Semy Ferraz.

 

 

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