Saúde organiza ações para Dia Nacional de Combate ao Fumo

Programação acontece nesta sexta-feira e objetivo é levar informação e serviço de saúde para a população acreana

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, que acontece no Brasil em 29 de agosto, próximo sábado, a Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta sexta-feira, 28, ações em vários pontos de Rio Branco para sensibilizar e mobilizar a população quanto aos danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

A partir das 8 horas está marcada uma carreata que sairá do estádio Arena da Floreta e terminará no Parque da Maternidade, em frente ao Terminal Urbano, onde haverá verificação de pressão arterial, autoexame bucal, diagnóstico de lesão bucal e distribuição de panfletos. Há também ações semelhantes no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, Uninorte e Centro de Saúde do Vila Ivonete.

A mobilização nacional pretende informar as pessoas acerca da Lei Federal 9.294/96, que proíbe o fumo em ambientes coletivos. Além disso, o desafio é contribuir para que todos os Estados adotem leis que promovam ambientes 100% livres da fumaça do tabaco.

"No Brasil, a Lei 9.294/96 proíbe o fumo em ambientes coletivos, mas ainda permite a existência de áreas reservadas para fumantes", destaca a enfermeira da Divisão de Agravos Crônico-Degenerativos do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas, Adriana Lobão.

Dados de 2008 da pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, do Ministério da Saúde, revelam que Rio Branco é proporcionalmente a sexta capital do país em número de fumantes (18,1%). Estratificando-se por sexo, Rio Branco encontra-se em 1º lugar quanto ao número de mulheres fumantes (17,5%).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter