Mutirão passou o fim de semana atendendo centenas de mulheres em Cruzeiro do Sul
Centenas de mulheres atenderam ao chamamento e se apresentaram no mutirão do ‘Projeto Saúde Itinerante’, executado pela Secretaria Estadual de Saúde, neste final de semana em Cruzeiro do Sul. O objetivo do Governo do Estado com o atendimento, específico ao público feminino, é melhorar os índices que apontavam, no vale do Juruá, baixa cobertura de exames de prevenção do câncer de colo uterino na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. Além disso, o Itinerante se propôs dar seguimento no tratamento das pacientes que já fizeram o exame e apresentaram resultados alterados. Foram realizados 17 colposcopias, que é um exame meticuloso do útero, 19 biópsias e 02 cafs. As colposcopias foram feitas na maternidade; o Itinerante trouxe todos os equipamentos e material de Rio Branco para fazer em Cruzeiro do Sul. O atendimento aconteceu no Posto de Saúde da Avenida 25 de Agosto e teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. No total foram feitos 2.188 atendimentos.
Neste ano, o ‘Saúde Itinerante’ já fez mutirões na Vila Restauração (Marechal Thaumaturgo), Porto Walter e no Paraná dos Mouras (Rodrigues Alves) e em todos foram detectadas pacientes com lesão de câncer. As cirurgias necessárias – cerca de 80, contando com as detectadas no atendimento em Cruzeiro do Sul – foram agendadas para os dias 22 a 25 de outubro e serão realizadas no Hospital Geral.
A gerente do Itinerante, Celene do Prado Maia, conta que esta edição especial do programa atende a mulher em todas as suas necessidades. "Além de ver o problema ginecológico, a gente está vendo o problema cardiológico e os problemas clínicos da mulher. A assistência social vê a parte da cirurgia e as necessidades sociais destas mulheres", disse.
Somente no primeiro dia, 300 mulheres foram atendidas, com 45 indicações para cirurgias e 12 para colposcopias. Segundo Celene, o câncer do colo de útero é uma doença preocupante em todo o Brasil e também no Acre e por isso este foco voltado para a saúde da mulher exatamente para fazer o diagnóstico precoce e prevenir assim o surgimento da doença.
Celene informa ainda que cerca de 200 mulheres pediram que o Saúde Itinerante volte para mais um mutirão específico para elas o que deverá ocorrer em dezembro.
Mulher Cidadã
Assim como o Projeto Saúde Itinerante – que surgiu no ano 2000 através da inspiração e dedicação do senador Tião Viana – um mutirão dedicado especificamente ao público feminino, também foi ideia do parlamentar acreano. Tudo começou em 2003, com a ação dentro do Itinerante denominado ‘Mulher cidadã’ que visava melhorar a cobertura dos exames com as mulheres participantes do ‘Adjunto da Solidariedade’.
Segundo Celene, o Itinerante, vendo a necessidade das mulheres e a dificuldade de acesso ao ginecologista, através dos indicadores do vale do Juruá, decidiu promover um mutirão focando a saúde da mulher, que é muito carente. "Muitas mulheres ainda não haviam feito o preventivo, muitas fizeram deu alteração, mas elas não estavam em seguimento. Algumas já estavam sete ou oito meses com o exame alterado sem dar continuidade ao tratamento. O nosso objetivo é este: além de diagnosticar também dar a oportunidade de elas fazerem o seguimento do tratamento do câncer do colo de útero".
Meios de anticoncepção
Como parte da programação do Itinerante, as mulheres que se apresentaram ao atendimento puderam participar de uma palestra proferida pelo médico Jorge Umeoka. Segundo o próprio, sua palestra é uma ação educativa sobre os métodos de anticoncepção, de planejamento familiar, direcionado às mulheres em qualquer faixa etária, desde a reprodutiva, em que é dado orientações, sobretudo os métodos de anticoncepção que estão disponíveis.
"Tem os métodos hormonais, métodos de barreira, métodos cirúrgicos, temos o DIU e os métodos naturais. Às vezes, por falta de informação, uma mulher acaba tendo uma gravidez indesejada. Mostramos a maneira correta de usar uma camisinha seja masculina ou feminina, ou qualquer outro método que ajude o casal no planejamento familiar", disse.
Teresa Silva dos Reis Santos, de 48 anos, participou da palestra e gostou. "Aprendi muitas coisas boas. Se for ter relação, usar a camisinha para a gente se livrar das doenças; e também as mais jovens para evitar engravidar. Tem mais é que prevenir que as coisas hoje estão muito difíceis", disse.
Mariana Elisabete Silva Oliveira de 53 anjos foi atendida pelo clínico geral e saiu cheia de esperança: "Para mim, o atendimento foi legal, pois tenho certeza que vou resolver meu problema. Eu já estou com oito anos que sofro e o médico garantiu para mim que vai ser resolvido. Vou para Rio Branco e lá vão cuidar de mim. Fui muito bem atendida, gostei muito do médico".
{xtypo_rounded2}
Resultados do atendimento
CONSULTAS MÉDICAS – 638
Clínica Médica – 136
Ginecologia – 391
Cardiologia- 45
Infectologia – 30
Gastroclinica – 36
SERVIÇO SOCIAL – 142
EXAMES – 509
PCCU (Preventivo do Câncer do Colo do Útero) – 239
ECG (Eletrocardiograma) – 47
Endoscopia digestiva Alta- 36
Colposcopia – 17
CAF – 02
Biópsia de Vulva – 02
Biópsia de colo uterino – 17
Biópsia hepática – 24
Exerese pólipo endocervical – 05
Ultrassonografia -120
Endovaginal – 71
Vias Urinarias – 02
Pélvica – 02
Abdominal – 11
Obstétrica – 11
Mama – 23
Exames Laboratoriais – 463
EAS (Sumário de Urina) – 47
Glicemia – 35
Hemograma- 60
VDRL (Sorologia para Sífilis) – 05
Teste rápido VDRL – 24
Teste rápido para HIV – 114
Teste rápido Para Hepatite B – 114
Tipagem sanguínea – 27
βHCG ( Hormônio Coriônico Gonadotrófico)- 13
Coagulograma- 25
RECEITAS ATENDIDAS – 236
PALESTRAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE – 10
ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM – 189
TOTAL GERAL DE ATENDIMENTOS – 2.188
{/xtypo_rounded2}