Saúde Itinerante reforça combate ao câncer de colo de útero

Mutirão passou o fim de semana atendendo centenas de mulheres em Cruzeiro do Sul

itinerante_onofre_brito_03.jpg
itinerante_onofre_brito_02.jpg

Especialistas levaram diversos atendimentos às mulheres do Juruá (Fotos: Onofre Brito/Secom)

Centenas de mulheres atenderam ao chamamento e se apresentaram no mutirão do ‘Projeto Saúde Itinerante’, executado pela Secretaria Estadual de Saúde, neste final de semana em Cruzeiro do Sul. O objetivo do Governo do Estado com o atendimento, específico ao público feminino, é melhorar os índices que apontavam, no vale do Juruá, baixa cobertura de exames de prevenção do câncer de colo uterino na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. Além disso, o Itinerante se propôs dar seguimento no tratamento das pacientes que já fizeram o exame e apresentaram resultados alterados. Foram realizados 17 colposcopias, que é um exame meticuloso do útero, 19 biópsias e 02 cafs. As colposcopias foram feitas na maternidade; o Itinerante trouxe todos os equipamentos e material de Rio Branco para fazer em Cruzeiro do Sul. O atendimento aconteceu no Posto de Saúde da Avenida 25 de Agosto e teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. No total foram feitos 2.188 atendimentos.

Neste ano, o ‘Saúde Itinerante’ já fez mutirões na Vila Restauração (Marechal Thaumaturgo), Porto Walter e no Paraná dos Mouras (Rodrigues Alves) e em todos foram detectadas pacientes com lesão de câncer. As cirurgias necessárias – cerca de 80, contando com as detectadas no atendimento em Cruzeiro do Sul – foram agendadas para os dias 22 a 25 de outubro e serão realizadas no Hospital Geral.

A gerente do Itinerante, Celene do Prado Maia, conta que esta edição especial do programa atende a mulher em todas as suas necessidades. "Além de ver o problema ginecológico, a gente está vendo o problema cardiológico e os problemas clínicos da mulher. A assistência social vê a parte da cirurgia e as necessidades sociais destas mulheres", disse.

Somente no primeiro dia, 300 mulheres foram atendidas, com 45 indicações para cirurgias e 12 para colposcopias. Segundo Celene, o câncer do colo de útero é uma doença preocupante em todo o Brasil e também no Acre e por isso este foco voltado para a saúde da mulher exatamente para fazer o diagnóstico precoce e prevenir assim o surgimento da doença.

Celene informa ainda que cerca de 200 mulheres pediram que o Saúde Itinerante volte para mais um mutirão específico para elas o que deverá ocorrer em dezembro.

Mulher Cidadã

Assim como o Projeto Saúde Itinerante – que surgiu no ano 2000 através da inspiração e dedicação do senador Tião Viana – um mutirão dedicado especificamente ao público feminino, também foi ideia do parlamentar acreano. Tudo começou em 2003, com a ação dentro do Itinerante denominado ‘Mulher cidadã’ que visava melhorar a cobertura dos exames com as mulheres participantes do ‘Adjunto da Solidariedade’.

Segundo Celene, o Itinerante, vendo a necessidade das mulheres e a dificuldade de acesso ao ginecologista, através dos indicadores do vale do Juruá, decidiu promover um mutirão focando a saúde da mulher, que é muito carente. "Muitas mulheres ainda não haviam feito o preventivo, muitas fizeram deu alteração, mas elas não estavam em seguimento. Algumas já estavam sete ou oito meses com o exame alterado sem dar continuidade ao tratamento. O nosso objetivo é este: além de diagnosticar também dar a oportunidade de elas fazerem o seguimento do tratamento do câncer do colo de útero".

Meios de anticoncepção

itinerante_onofre_brito_05.jpg

Mulheres ainda participaram de palestra sobre métodos contraceptivos (Foto: Onofre Brito/Secom)

Como parte da programação do Itinerante, as mulheres que se apresentaram ao atendimento puderam participar de uma palestra proferida pelo médico Jorge Umeoka. Segundo o próprio, sua palestra é uma ação educativa sobre os métodos de anticoncepção, de planejamento familiar, direcionado às mulheres em qualquer faixa etária, desde a reprodutiva, em que é dado orientações, sobretudo os métodos de anticoncepção que estão disponíveis.

"Tem os métodos hormonais, métodos de barreira, métodos cirúrgicos, temos o DIU e os métodos naturais. Às vezes, por falta de informação, uma mulher acaba tendo uma gravidez indesejada. Mostramos a maneira correta de usar uma camisinha seja masculina ou feminina, ou qualquer outro método que ajude o casal no planejamento familiar", disse.

Teresa Silva dos Reis Santos, de 48 anos, participou da palestra e gostou. "Aprendi muitas coisas boas. Se for ter relação, usar a camisinha para a gente se livrar das doenças; e também as mais jovens para evitar engravidar. Tem mais é que prevenir que as coisas hoje estão muito difíceis", disse.

Mariana Elisabete Silva Oliveira de 53 anjos foi atendida pelo clínico geral e saiu cheia de esperança: "Para mim, o atendimento foi legal, pois tenho certeza que vou resolver meu problema. Eu já estou com oito anos que sofro e o médico garantiu para mim que vai ser resolvido. Vou para Rio Branco e lá vão cuidar de mim. Fui muito bem atendida, gostei muito do médico".

{xtypo_rounded2}

Resultados do atendimento

CONSULTAS MÉDICAS – 638
Clínica Médica – 136
Ginecologia – 391
Cardiologia- 45
Infectologia – 30
Gastroclinica – 36

SERVIÇO SOCIAL – 142
EXAMES – 509
PCCU (Preventivo do Câncer do Colo do Útero) – 239
ECG (Eletrocardiograma) – 47
Endoscopia digestiva Alta- 36
Colposcopia – 17
CAF – 02
Biópsia de Vulva – 02
Biópsia de colo uterino – 17
Biópsia hepática – 24
Exerese  pólipo endocervical – 05
Ultrassonografia -120
Endovaginal – 71
Vias Urinarias – 02
Pélvica – 02
Abdominal – 11
Obstétrica – 11
Mama – 23
Exames Laboratoriais – 463
EAS (Sumário de Urina) – 47
Glicemia – 35
Hemograma- 60
VDRL (Sorologia para Sífilis)  – 05
Teste rápido VDRL – 24
Teste rápido para HIV – 114
Teste rápido Para Hepatite B – 114
Tipagem sanguínea – 27
βHCG ( Hormônio Coriônico  Gonadotrófico)- 13
Coagulograma- 25

RECEITAS ATENDIDAS – 236

PALESTRAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE – 10

ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM – 189

TOTAL GERAL DE ATENDIMENTOS – 2.188

{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter