Saúde Itinerante atende no interior de Rodrigues Alves neste fim de semana

Equipe de médicos e enfermeiros irá oferecer serviços como atendimento em ginecologia, pediatria e clínica geral, além de exames laboratoriais e ultrassonografias

saude_itinerante.jpg

Celene mostra área de atuação do projeto Saúde Itinerante neste fim de semana (Foto: Onofre Brito/Secom)

A equipe do ‘Saúde Itinerante’ da Secretaria de Saúde e Saneamento do Estado do Acre (Sessacre) chegou nesta quinta-feira em Cruzeiro do Sul e a partir deste fim de semana começa mais uma edição do projeto em dois ramais do município de Rodrigues Alves. Nesta sexta, a equipe atua na Escola Margarida Pedreiras, Comunidade São Gerônimo, na foz do Paraná dos Mouras. No sábado, a ação acontece na Escola Marechal Rondon, ramal Bananeira.

Segundo a coordenadora do programa, Celene do Prado Maia, as comunidades foram escolhidas pela própria Secretaria Municipal de Saúde de Rodrigues Alves. A equipe é formada por 16 profissionais de saúde, entre eles 10 médicos. Os atendimentos serão nas especialidades que sempre são mais requisitadas como ginecologia, pediatria e clínica-geral. O Itinerante também fará ultrassonografias e exames de laboratório com hemograma, urina e próstata.

Celene destaca a importância do atendimento itinerante, que possibilita que a atenção à saúde chegue onde a pessoa mora, ainda que seja em local extremamente isolada.  De acordo com Celene, o Programa Saúde Itinerante começou em 1997, de forma voluntária, em Xapuri, graças à iniciativa do médico Tião Viana. Em 1999, Tião Viana, já exercendo mandato de senador, lutou para oficializar o programa, o que veio a se tornar realidade no ano 2000. Os recursos, o próprio senador providenciava através de emendas ao Orçamento Geral da União (OGU). Hoje o Itinerante se tornou um programa oficial da Secretaria de Saúde e Saneamento do Estado do Acre. O programa já fez mais de 300 mil atendimentos desde que iniciou as atividades.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter