Saúde: informar para prevenir

Sesacre investe na informação para melhorar a ação preventiva de doenças

 

vacina_foto_gleilson-miranda_01.jpg

Atividades da saúde informam e estimulam a prevenção (Foto: Gleilson Miranda / Secom)

É melhor prevenir do que remediar. A frase, bastante usada pelos brasileiros, ganha muito sentindo diante do trabalho realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). E comparecer a importantes eventos no Estado, em que a concentração de pessoas é grande, tornou-se uma estratégia cada vez mais utilizada pelo órgão

Durante a Expoacre Juruá, que aconteceu de 28 a 31 de agosto em Cruzeiro do Sul, a Sesacre apresentou em sua tenda o material informativo do Educação em Saúde. Socorro Cavalcante, gestora de marketing na unidade no Vale do Juruá, comenta que a intenção foi mostrar os trabalhos desenvolvidos pela secretaria na região.

Projeto da Maternidade, ações do Hospital de Dermatologia Sanitária, Grupo de Estímulo ao Aleitamento Materno (Geama), informações sobre doação de sangue, entre outras questões, foram abordadas durante o evento. Entre as informações mais importantes, Socorro comenta que o evento foi essencial para divulgação do incentivo à doação de sangue, devido a necessidade de garantir o estoque na cidade.

A malária também foi abordada com a realização de exames e distribuição de material informativo. Socorro diz que o Vale do Juruá adquiriu ótimos resultados a partir de um trabalho intenso em combate à doença, em que diminuíram 70% dos casos. “O trabalho do governo e do senador Tião Viana foi essencial para chegarmos a esse resultado, inclusive com a distribuição de mosquiteiros na zona rural”, diz.

A prefeitura da cidade também participou realizando vacinação contra a rubéola. O Governo do Estado está realizando uma grande mobilização em todo o Acre para realizar a cobertura de 100% de vacinação. Em Cruzeiro do Sul, profissionais da saúde foram capacitados para atuar na ação, segundo Socorro.  

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter