Acre alcança 97,81% de cobertura, ultrapassando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de 95%
A Secretaria de Estado de Saúde faz um balanço da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite, com resultados positivos que ultrapassaram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), que estabeleceu na primeira etapa a meta de 95% das crianças vacinadas de zero a cinco anos, totalizando 77.283 imunizados no Acre, mas ao final da campanha foram contabilizados 79.573 vacinados, o que corresponde a 97,81% de cobertura no Estado.
De acordo com a gerente da Divisão de Imunização de Redes e Frios, Maria Auxiliadora, o empenho dos governos federal, estadual e municipal fez a diferença para a realização da campanha, dando continuidade à erradicação contra a pólio.
“Nessa primeira etapa, conseguimos ultrapassar a meta preconizada pelo MS abrangendo os 22 municípios acreanos, que deu sequência à erradicação da pólio no Brasil, além de ser de tríplice viral que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Esse bom resultado reflete nas parcerias entre os governos federal, estadual e municipal, que juntos obtiveram sucesso na campanha, e também na população, que aderiu desde o lançamento”, comenta.
A vacinação foi antecipada para o dia 14 de junho e iria terminar no dia 15 de julho, mas foi prorrogada para o dia 22, para poder atender as zonas rurais e localidades de difícil acesso. “Essa antecipação é pelo fato de que nessa época do ano o período de estiagem dificulta o acesso a algumas comunidades onde o acesso é feito por meio de barcos, e com a baixa das águas não conseguimos entrar nas comunidades ribeirinhas”, explica Auxiliadora.
O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.
A 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa no dia 13 de agosto (Dia de Mobilização) e vai até 16 de setembro.