Saúde emitirá boletim para informar população sobre Influenza A

Anvisa irá elaborar Declaração de Saúde do Viajante para as pessoas que entram no Acre vindas de outros países

osvaldodentro.jpg

Em coletiva à imprensa, representantes dos órgãos de saúde falaram sobre medidas para prevenir a doença no Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Todos os casos suspeitos de Influenza A (H1N1) no Acre são relacionados à pessoas que vieram da Bolívia e do Peru, confirmou nesta quarta-feira, 1º, o secretário de Estado da Saúde, Osvaldo Leal. A confirmação laboratorial do primeiro caso, por exemplo, é o de uma acreana de 28 anos que estuda em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e retornou ao Brasil na semana passada. De acordo com a avaliação médica, ela passa bem e seus familiares estarão sendo monitorados até o próximo domingo pelo Comitê de Acompanhamento e Avaliação da H1N1. Até agora, ninguém apresentou sintomas da gripe.

A partir de agora, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) irá elaborar a Declaração de Saúde do Viajante para as pessoas que entram no Acre vindas de outros países. "Vamos emitir regularmente um comunicado em forma de nota técnica ou boletim epidemiológico para informar as pessoas sobre a doença", disse Osvaldo Leal.

Há seis amostras de material biológico que estão sendo encaminhados nesta quinta-feira, 2, para o Laboratório Adolf Lutz. Por causa da grande demanda de trabalho, os resultados devem levar uma semana para ficar prontos.

O secretário Osvaldo Leal voltou a afirmar que a realização de grandes eventos, como o Carnavale, em Brasileia, não representa risco de contaminação. Ele e sua equipe estiveram nesta quarta-feira em Brasileia e Epitaciolândia, onde se reuniram com autoridades de saúde do Departamento de Pando, na Bolívia. Segundo os técnicos bolivianos, ainda não há casos confirmados de H1N1 em Cobija, que faz fronteira com a duas cidades.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter