Saúde abre campanha contra tuberculose

Rio Branco inicia ações de orientações para prevenção e tratamento da doença nessa terça-feira

Em alusão ao Dia mundial de luta contra a Tuberculose, 24 de março, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Área Técnica de Tuberculose, realiza por toda esta semana uma campanha de combate a doença, objetivando identificar pessoas com tosse por tempo superior a três semanas e encaminhá-las para tratamento.

A campanha será realizada nas Unidades de Saúde e em vários pontos estratégicos de Rio Branco, como blitz, palestras, distribuição de material educativo, orientação individual, busca de sintomático respiratório, realização de exame de escarro (Baciloscopia), teste para HIV e hepatite-B, investigação de contatos, peça teatral e outros.

Estima-se que um terço da população mundial esteja infectado pelo bacilo da tuberculose. Uma doença transmitida pelo ar, através da tosse, fala ou espirro. A tuberculose é uma doença grave, transmitida pelo paciente ao falar, espirrar ou tossir, por meio das gotas de secreção respiratória que se propagam pelo ar.

Desta forma, é preciso que a população esteja atenta aos sintomas, como: tosse que se estenda por mais de três semanas, febre baixa, geralmente à tarde, fácil cansaço, perda de peso e suor noturno e procurar a Unidade de Saúde mais próxima. A tuberculose tem cura e seu tratamento, com uma duração de seis meses, e oferecido pelo Sistema Único de Saúde e totalmente gratuito.   

Confira o Cronograma de atividades em alusão ao Dia de Combate à Tuberculose.