Sabor do Acre

Em um dos principais restaurantes do país, o estado é apresentado por seus sabores, fortalecendo a proposta da criação de escola de gastronomia

Homenageado por um dos principais restaurantes do país, através de um trabalho desenvolvido pela primeira-dama do estado, Marlúcia Cândida, o Acre será apresentado por meio de seus sabores nesta segunda-feira, 21, em um evento que antes mesmo de acontecer, já conquistou boas críticas de especialistas quando o assunto é gastronomia, sendo destaque, inclusive, no jornal Folha de S. Paulo. O restaurante Brasil a gosto, que fica na capital paulista, considerando um dos melhores do país, é liderado pela chef de cozinha Ana Luiza Trajano, responsável em apresentar o cardápio acreano.

Só para dimensionar a importância do evento, o restaurante Brasil a gosto, que desenvolve um trabalho de pesquisa dos sabores brasileiros, ao longo dos seus cinco anos de funcionamento tornou-se renomado internacionalmente e recebeu premiações de revistas especializadas em crítica gastronômica como, por exemplo: Go Where  Prêmio 2010 de melhor cozinha brasileira; Guia 4 rodas 2010 de melhor da cozinha brasileira e outras citações e premiações de revistas como a Revista Gourmet & Food Service em 2009; Veja São Paulo e NY Times.

Com a proposta de apresentar a cada trimestre um cardápio em homenagem a um Estado brasileiro, dessa vez, Ana Luiza embarcou nos sabores do Acre. “Fui ao Acre e visitei muitas comunidades para mergulhar nesse Estado que é tão rico na gastronomia e que tem pessoas tão acolhedoras. Visitei casas de farinha, sítios na região do Juruá, engenhos construídos e mantidos por comunidades e aprendi bastante”, conta a chef.

Mas tudo isso começou pelo contato de Marlúcia Cândida, que está empenhada na implantação da Escola de Gastronomia no estado, e convidou Ana Luiza a ser, inclusive, a mestre da aula inaugural da escola. O projeto é do Governo do Estado, com intuito de estimular ainda mais o crescimento socioeconômico e cultural do Acre. O governador Tião Viana, acredita no potencial gastronômico do estado como um dos fortalecedores do turismo, e aposta na escola como meio de qualificação profissional.

A primeira-dama Marlúcia Cândida, acredita no sucesso do evento como mais um passo para fortalecer a gastronomia do estado e a instalação da Escola de Gastronomia. “A Ana Luiza é uma excelente profissional, conhecida por seu bom trabalho por vários especialistas da área. Tê-la como anfitriã na apresentação dos sabores do Acre é uma honra. Tenho certeza que o evento será um sucesso e de que tudo que fizemos até agora, ajudará a consolidar a escola de gastronomia, que vai qualificar muitos profissionais no estado e apresentar de maneira ainda mais saborosa nossos pratos”, diz Marlúcia Cândida.