Rumos Itaú Cultural lança editais 2009

Rio Branco abre a terceira semana de itinerâncias do Programa com as oficinas de Jornalismo Cultural

O Itaú Cultural lançou no início deste mês os novos editais do programa Rumos 2009. São eles: Arte Cibernética; Cinema e Vídeo, Dança, e Jornalismo Cultural. Para divulgar os novos editais e começar o mapeamento de artistas, produtores e jornalistas em formação e debater os processos de criação na produção artística brasileira e internacional, o Itaú Cultural leva seminários e oficinas para todas as 27 capitais do país.

Depois de Goiás, Brasília, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Ceará, agora é a vez de Rio Branco participar da terceira semana de itinerâncias Rumos Itaú Cultural 2009 com a realização de duas oficinas de Jornalismo Cultural, nos dias 24 e 25 deste mês, na Biblioteca da Floresta Marina Silva, das 9 às 18 horas. O lançamento do Programa conta com o apoio do Governo do Acre através da Fundação Elias Mansour.

A primeira delas será ministrada pela jornalista e cineasta Eliane Brum, que atualmente é repórter especial da revista Época.  Na oficina Em Busca do Personagem: Um Olhar Singular,  Brum fará uma reflexão sobre o que é um olhar singular para o jornalista. Entre os principais temas abordados, constam a pesquisa e escolha do personagem, a técnica da entrevista, e a transpiração na produção do texto.

A segunda oficina Jornalismo On-Line Blogs, Estilos Textuais e a Construção da Reputação em Rede será com Fábio Malini, professor Doutor em Comunicação. Ele trabalhará o estado geral da blogosfera brasileira, mostrando os diferentes formatos e estilos textuais dos blogs nacionais que predominaram durante os últimos 10 anos na rede. Com base em um mapeamento especialmente realizado para o Rumos, Malini também discute as condições de produção da blogosfera local em cada um dos Estados e propõe exercícios de produção de textos para blogs, técnicas de construção de reputação e relevância em blogs. Um debate sobre os principais dilemas da prática blogueira encerra a oficina. 

Rumos Itaú Cultural

Pioneiro no mapeamento da produção artística contemporânea, em 12 anos o programa Rumos já recebeu mais de 18 mil inscrições e apoiou o desenvolvimento de 794 projetos em Artes Visuais, Cinema  e Vídeo, Música, Dança, Literatura, Arte  e Tecnologia, Educação, Pesquisa Acadêmica  e Jornalismo Cultural. Até hoje, já atingiu mais de 2 milhões de pessoas em todo o país.

Neste ano, os novos editais do programa Rumos (Arte Cibernética; Cinema e Vídeo – nesta edição com foco diferenciado dos anteriores, indo além do documentário; Dança; e Jornalismo Cultural) abriram as inscrições no dia 4 de março. Com exceção de Jornalismo Cultural (que encerra no dia 31 de julho), o prazo para se inscrever é até 29 de maio. A seleção dos projetos será feita por comissões autônomas formadas por especialistas nas áreas contempladas e um representante do Itaú Cultural. Os resultados serão divulgados no segundo semestre de 2009. Em todos os casos, a divulgação será feita por meio da imprensa e do site da instituição www.itaucultural.org.br/rumos, onde se encontram os quatro editais e por meio do qual deve se fazer a inscrição gratuita.

No total, o Rumos 2009 tem nove ações em andamento, somando ao lançamento dos quatro editais a difusão dos trabalhos selecionados em Artes Visuais – com uma exposição recém-inaugurada em São Paulo que, depois, seguirá para mais quatro cidades – e em Educação, Cultura e Arte, com uma série de seminários. A esta ação soma-se o cruzamento de entrevistas realizadas junto aos inscritos dando início a um mapeamento que traça o perfil dos artistas e educadores nas diferentes regiões do país.

Também serão distribuídas as obras resultantes da formação dos contemplados no Rumos Literatura e em Pesquisa em Gestão Cultural. Dando sequência à difusão dos selecionados nas edições anteriores do Rumos Música, em março, o palco do instituto recebeu Móveis Coloniais, Cabruêra, Cidadão Instigado e Pata de Elefante e seus convidados.

Eliane Brum

Jornalista e documentarista. Trabalhou 11 anos no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, e desde 2000 é repórter especial da revista Época, em São Paulo. Publicou dois livros-reportagem: Coluna Prestes – O Avesso da Lenda, pelo qual recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura como autora-revelação, e A Vida Que Ninguém Vê, que venceu a 49ª edição do Prêmio Jabuti, na categoria livro de reportagem. Ganhou mais de 30 prêmios de jornalismo, nacionais e internacionais, como Esso, Vladimir Herzog e Sociedade Interamericana de Imprensa. Seu documentário de estréia, Uma História Severina, ganhou 14 prêmios.

Fábio Malini

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), Mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/CNPQ – ECO-UFRJ (2002), Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Comunicação, da Universidade Federal do Espírito Santo, Pesquisador-Associado do Laboratório de Estudos sobre Território e Comunicação, e do Laboratório CiberIdea, ambos da UFRJ. É membro da equipe editorial do periódico acadêmico Revista Lugar Comum e do comitê editorial da Revista Global. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Redes Sociais, Território e Novas Mídias, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, novas tecnologias da informação e comunicação, redes sociais e jornalismo.

SERVIÇO
O que:
Oficinas de Jornalismo Cultural Rumos Itaú 2009
Quando: 24/03 – Reportagem com Eliane Brum
               25/03 – Jornalismo On-line com Fábio Malini

Onde: 9 às 18 horas na Biblioteca da Floresta Marina Silva – Via Parque da Maternidade, s/nº – www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br | e-mail: biblioteca.floresta@ac.gov.br | Informações: 3223-9688 ramal 207

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter