Quem passa pela Avenida Antônio da Rocha Viana praticamente deixa de perceber um dos bairros mais antigos da cidade, o Santa Quitéria. O programa Ruas do Povo, coordenado em Rio Branco pelo diretor-geral do Deracre, Marcus Alexandre, vai pavimentar neste verão todas as ruas do bairro e realizar a manutenção das que já têm asfalto.
Na última terça-feira, 10, à tarde, em uma reunião com os moradores no colégio AME, Marcus Alexandre anunciou que todas as dez ruas do bairro terão algum tipo de intervenção. No bairro residem quase mil famílias, a maioria está no local desde a sua fundação, há mais de 30 anos.
As ruas que serão pavimentadas pelo programa Ruas do Povo no Santa Quitéria são a Jorge Mesquita, as travessas Abelha, Antônio Pinheiro e Francisco Monteiro e a Rua Francisco Sales. As obras se iniciam com a construção de todo o sistema de rede de água, depois a construção da rede de esgoto, a drenagem e, finalmente, a pavimentação das ruas.
O bairro possui mais de três quilômetros de ruas, das quais quase um quilômetro será pavimentado ainda durante o inverno. “Até o fim do verão vamos trabalhar todas as ruas do Santa Quitéria, inclusive com a construção de calçadas. Isso será possível graças à parceria do governo federal, do governo do Estado e também da prefeitura de Rio Branco”, afirma Marcus Alexandre.
As obras que serão realizadas no Santa Quitéria têm caráter definitivo, ou seja, não tem mais aquela história de pavimentar uma rua e depois quebrar para fazer o sistema de água. Por isso, a empresa que irá realizar os trabalhos no bairro começará as obras exatamente pela rede de água. E como boa parte da drenagem do bairro não tem solução das mais fáceis, Marcus Alexandre diz que a participação, as críticas e sugestões dos moradores são fundamentais para uma obra de boa qualidade.
O sonho de Dilma
Há pouco mais de 30 anos, o bairro Santa Quitéria não passava de um igapó, com alguns açudes e muitos terrenos baldios. Foi quando Tobias Mesquita resolveu lotear o lugar, e uma das primeiras moradoras foi exatamente Dilma Cunha, mãe do presidente do bairro, Ernane Ribeiro Segundo.
Dilma, a pioneira, foi presidente do bairro por mais de trinta anos e com ela iniciou a luta pelas melhorias do bairro. Apesar de algumas obras realizadas ao longo dos anos, o programa Ruas do Povo realiza neste momento a maior intervenção da história do bairro.
“Era o grande sonho de minha mãe ver todas as ruas pavimentadas, sonho que vai ser realizado agora pelo programa Ruas do Povo”, afirma Ernane Segundo.
Ela morreu em maio de 2010, não sem antes ouvir do então senador Tião Viana o compromisso de que, se eleito, pavimentaria todas as ruas do bairro. “Quando começou a campanha, ele assumiu esse compromisso com a gente”, lembra o presidente do bairro.
Agora, quase dois anos depois, Ernane continua a luta de sua mãe, que, além de fundadora da extinta Fundação das Associações de Moradores do Acre (Famac), também é fundadora da União das Associações de Moradores de Rio Branco (Umarb), que tem como presidente Gilson Albuquerque.
“Não tenho dúvida de que ela estaria feliz nesse momento, pois essa é a maior intervenção nas ruas do Santa Quitéria em toda a sua história”, faz questão de dizer.