Ruas do Povo vai pavimentar todas as ruas do bairro Santa Cecília

Um dos primeiros bairros a ser contemplados pelo programa será o Santa Cecília. Marcus Alexandre se reuniu com a comunidade na Escola Raimundo Hermínio de Melo para explicar o que vai ser feito no bairro (Assessoria Deracre)
Um dos primeiros bairros a ser contemplados pelo programa será o Santa Cecília. Marcus Alexandre se reuniu com a comunidade na Escola Raimundo Hermínio de Melo para explicar o que vai ser feito no bairro (Assessoria Deracre)

Um dos primeiros bairros a ser contemplados pelo programa será o Santa Cecília. Marcus Alexandre se reuniu com a comunidade na Escola Raimundo Hermínio de Melo para explicar o que vai ser feito no bairro (Assessoria Deracre)

Há um ditado segundo o qual depois da tempestade vem a bonança. Dentro do programa Ruas do Povo, coordenado em Rio Branco pelo diretor-geral do Deracre, Marcus Alexandre, isso é uma verdade. Depois da alagação e com a redução das chuvas após um inverno rigoroso, os trabalhos começam a ser retomados.

Um dos primeiros bairros a ser contemplados pelo programa será o Santa Cecília. Marcus Alexandre se reuniu com a comunidade na Escola Raimundo Hermínio de Melo para explicar o que vai ser feito no bairro. Ao todo, foram levantados 20 ruas e becos ainda sem pavimentação. “Nessa reunião, queremos garantir que nenhuma rua fique fora do programa”, disse. No fim do ano passado, uma equipe do Comitê Gestor do programa esteve no Santa Cecília fazendo todo o levantamento das ruas a serem contempladas. O projeto de pavimentação das ruas está em fase final de elaboração e logo deverá entrar na fase de licitação para contratar a empresa que vai trabalhar no bairro.

A participação da população é fundamental porque na maioria das vezes os moradores conhecem melhor um problema específico de uma rua do que o engenheiro responsável pela obra. E Marcus Alexandre tem orientado todos os profissionais a ouvir com muita atenção e carinho as informações e reclames da população. Não é somente a pavimentação, todas as ruas do Santa Cecília serão ainda beneficiadas com obras de rede de esgoto, drenagem e rede de distribuição de água. O Saerb, responsável por levar água até o bairro, também terá a responsabilidade de abastecer a comunidade a partir da Estação de Tratamento de Água da Judia.

Ao todo, as ruas somam 3,4 mil metros de extensão, e o projeto, que é integrado, terá o valor de R$ 6 milhões, recursos já garantidos tanto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) quanto do empréstimo realizado ano passado pelo governo do Estado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Recursos o governador Tião Viana e o prefeito Raimundo Angelim já garantiram. Agora, cabe realizar a obra, e temos que garantir também que não fica nada de fora”, destacou o diretor do Deracre.

Na reunião, os moradores solicitaram – e foram atendidos – uma ação imediata em duas ruas como forma de minimizar os transtornos causados pelas fortes chuvas deste inverno. Uma é a Travessa Aragão, onde funciona um posto de saúde, e outra é uma rua que dá acesso à BR-364. “O Santa Cecília é um bairro onde boa parte dos moradores tem alguma deficiência física e, por isso, temos que ter um olhar especial, ter um carinho por essa comunidade”, afirma Marcus Alexandre.

Em Rio Branco serão 303 quilômetros de ruas pavimentadas

O Programa Ruas do Povo foi lançado no ano passado pelo governador Tião Viana com a finalidade de pavimentar todas as ruas dos municípios acreanos. O levantamento técnico realizado em março de 2011 constatou que havia em todo o Estado 3.197 ruas (648 quilômetros) a serem pavimentadas, das quais 2.020 delas (303 quilômetros) somente em Rio Branco.

Ao todo, o município tem 803 quilômetros de ruas, das quais apenas 360 quilômetros eram pavimentadas quando o prefeito Raimundo Angelim assumiu a prefeitura em janeiro de 2005. De lá para cá, embora contando com inúmeras dificuldades, ele conseguiu pavimentar 140 km de vias urbanas (quase a metade do que havia sido pavimentado em toda a história da cidade).

No ano passado, 84 ruas em 22 bairros já foram contempladas pelo programa Ruas do Povo, quando os recursos do BNDES ainda não estavam liberados. Este ano, a meta é chegar a pelo menos 70 bairros em Rio Branco e pavimentar uma malha de mais de 800 ruas.

O programa vai até o fim de 2014 e, até  lá, garante o diretor do Deracre, todos os bairros de Rio Branco serão atendidos. “Tão-logo o processo de licitação esteja concluído e o verão comece, vamos estar com as máquinas nos bairros trabalhando”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter