A região do Segundo Distrito está mudando com as obras do maior programa de pavimentação realizado no Acre, o Ruas do Povo, promovido pelo Departamento de Pavimentação e Saneamento do Estado (Depasa).
No bairro Cidade Nova estão sendo entregues ruas e becos que passaram por pavimentação e estão recebendo agora a preparação para ter água e esgotamento sanitário. Nos bairros Belo Jardim I e II as obras começa a dar novo aspecto à região que antes enfrentava lama durante o inverno e poeira durante a estiagem como afirmam os moradores.
“A nossa esperança de ter um bairro melhor agora é muito grande. Aqui na época do inverno é muito difícil para gente, porque ou era na lama ou era na poeira. Para nós que temos criança, a situação era ainda mais difícil porque tínhamos que carregar os filhos nas costas para não se sujarem. Como começaram a trabalhar as máquinas aqui, agora acredito que isso vai mudar, se Deus quiser”, disse José Alberto, morador do Belo Jardim.
A falta de pavimentação também era um transtorno na vida da dona de casa Maria Raimunda que há 15 anos mora num beco do bairro Cidade Nova. “Antes eu guardava as sacolas de supermercado não para jogar lixo como a maioria das pessoas faz. Eu guardava para colocar nos pés e enfrentar a lama que era aqui em frente a minha casa. Hoje, depois que o Ruas do Povo chegou, eu tenho o maior orgulho de esse beco feito de tijolos e isso ajudou a valorizar minha casa”, contou Maria Raimunda.
A felicidade de ter ruas pavimentadas contagia até mesmo quem não é morador dos lugares que estão sendo contemplados. Esse é o caso do sanfoneiro Antônio de Rondônia que dá aulas de sanfona num dos becos urbanizados pelo Ruas do Povo no bairro Cidade Nova.
Ao encontrar o governador Tião Viana o sanfoneiro fez questão de fazer uma apresentação e cantar a música “Se Essa Rua Fosse Minha”.
“Eu cantei essa música porque o governador está fazendo um belo trabalho nas ruas da nossa cidade e mesmo essa não sendo a minha rua, eu me alegro em ver esse trabalho, porque isso aqui antes era só lama e esgoto. Agora, dá gosto de andar aqui”, comentou Antônio de Rondônia.
Mais dignidade para quem vivia isolado
O governador Tião Viana, que vistoriou as obras neste três bairros do Segundo Distrito, ressaltou que a pavimentação associada à água e esgotamento sanitário elevam a qualidade de saúde e vida das famílias que antes vivam isoladas pela lama ou pela poeira que causa tantos danos à saúde.
“Era um sonho para essas famílias que esperavam isso há 10 anos ou há 15 anos. Graças a Deus que a mudança chegou. Essas comunidades vão viver um novo momento com a chegada de infraestrutura, água e esgoto”, pontuou Tião Viana.
O diretor-presidente do Depasa, Gildo César Pinto, informou que no Belo Jardim I e II serão pavimentadas 103 vias públicas e os investimentos chegam a R$ 26 milhões. Já no Cidade Nova está sendo entregue o primeiro lote de ruas e becos urbanizados, com acesso adequado para as pessoas que vivem nessa localidade.
“É uma grande alegria ver isso. O Ruas do Povo aqui em Rio Branco esta cumprindo a meta de pavimentar 500 ruas até o mês de setembro e mais 300 ruas em evolução e no total serão mais de 1.500 vias que estão sendo preparadas para oferecer bem-estar das pessoas que vivem na nossa capital”, concluiu Gildo César Pinto.
Galeria de imagens