Ruas do Povo oferece mais estrutura ao tradicional bairro Irineu Serra

Dona Altina e seu Paulo uma vida dedicada ao bairro. (Foto Diego Gurgel)
Altina e Paulo: entre os moradores mais antigos do bairro (Foto Diego Gurgel)
Mestre-Irineu
Raimundo Irineu Serra, conhecido como mestre Irineu, fundou a doutrina do Daime, que usa a bebida ayahuasca. Em Rio Branco, o bairro onde se estabeleceu leva o nome em sua homenagem (Foto: Internet)

Um lugar bom para viver, cercado de árvores, plantas e tradição espiritual, sem contar a simpatia dos moradores. Assim é o bairro que traz o nome do fundador da doutrina do Daime, Raimundo Irineu Serra (1892-1971). Agora o local ficou mais acolhedor e valorizado com as ações de infraestrutura do programa Ruas do Povo.

O Irineu Serra está localizado dentro da Área de Preservação Ambiental Raimundo Irineu Serra (Aparis). Paulo Serra, 76, um dos moradores mais antigos e filho adotivo de mestre Irineu, ou padrinho Irineu, como era chamado, conta que foi morar no lugar com a família quando tinha seis anos, em 1945.

“Tudo isso aqui era mato. O morador mais próximo ficava lá na Vila Custódio Freire. Para chegar ao centro de Rio Branco, a gente gastava umas quatro horas por dentro da mata”, conta o aposentado.

APS_6330

Paulo lembra que a área foi doada para seu pai por intermédio do ex-senador Guiomard dos Santos. “Naquela época isso aqui já era uma espécie de vila, onde viviam somente pessoas que tomavam o Daime”, completa.

Com o passar do tempo e a propagação da doutrina, a comunidade cresceu e começou a receber pessoas de outros estados e até países, adeptas daquela denominação espiritual. Mas o local ficou carente de infraestrutura.

APS_6375
Com mais de 90% da pavimentação concluída, resta o sistema de elevação e tratamento de esgoto (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O Programa Ruas do Povo, do governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) e em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, resolveu o problema.

A equipe de obras pavimentou as vias, construiu redes de drenagem e esgoto e ampliou a rede de água. Com a intervenção, ficou possível andar a pé, de bicicleta ou de carro no bairro. E, sob a sombra das árvores, visitar os centros religiosos e o túmulo do Mestre Irineu, espécie de templo que fica em frente à antiga casa do fundador do local.

“A gente já não suja mais os pés de lama para chegar à igreja ou à casa do vizinho”, comemora Altina Serra, esposa de Paulo.

E o mais importante: a paisagem do bairro ficou mais bonita e acessível, preservando a tradição cultural e espiritual da comunidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter