Quando lançado em 2011 pelo governador Tião Viana ainda em sua primeira gestão, o programa Ruas do Povo tinha um objetivo ousado: pavimentar todas as ruas do Acre. A mobilidade urbana não é só um desafio a ser superado, mas acima de tudo uma conquista que traz um grande aumento da qualidade de vida, principal objetivo de Tião Viana para a população.
“É um programa maior do que a rua. Ele leva drenagem, rede de água, leva a muitos lugares o esgotamento sanitário completo e leva a mobilidade. Eu encontro elogios e carinho das pessoas que diziam que não acreditavam que iriam ver isso nas suas ruas”, disse o governador em entrevista à Rede Pública de Comunicação.
O programa consumiu quase R$ 1 bilhão e pavimentou 90% das ruas do interior do Acre. Sua etapa final está sendo realizada desde o ano passado na capital, onde o governo do Estado investiu, junto à Prefeitura de Rio Branco, R$ 260 milhões para sua conclusão.
“Fizemos mais ruas que todos os governos da história do Acre. É o maior programa de saneamento ambiental urbano do Brasil. Esse programa é parte dos meus ideais de ver uma comunidade feliz”, afirmou o governador.
Cuidados são necessários
Em relação às críticas, o governador ressaltou, durante a entrevista, que se criou um mito de que o Ruas do Povo é mal executado devido a uma quantidade mínima de falhas e de maus cuidados com as ruas executadas. “Você pode andar por onde ele foi feito e verificar que, de cada dez pessoas, oito vão elogiar e duas vão criticar”, afirmou.
Viana ainda explica que o programa possui seus pontos de observação, já que as ruas transversais são feitas para suportar em média um peso de 12 toneladas. A passagem excessiva de caminhões e carretas acima desse peso causa um desgaste mais rápido nas ruas.
Tião ainda atentou que, como médico, reconhece a importância da mobilidade urbana, principalmente nas áreas mais pobres. Acompanhado das redes de água e esgoto, o programa fortalece a saúde e auxilia na redução da mortalidade infantil.
“O Ruas do Povo é o maior programa social que se fez no nosso Estado, além dos programas habitacionais e do Luz Para Todos”, avalia.
Leia também: Tião Viana ressalta principais projetos e os novos desafios para 2016