O Programa Ruas do Povo chegou às vilas de Cruzeiro do Sul. Nesta quinta-feira, 9, as máquinas entraram nas vilas Santa Rosa e Alagoinhas para os trabalhos iniciais. Segundo informa o coordenador do programa em Cruzeiro do Sul, Gontran Neto, serão beneficiadas ainda as vilas Assis Brasil, São Pedro e Santa Luzia do Juruá. Na Vila de Santa Luzia do Pentecostes ainda será feito um estudo de viabilidade.
Nas cinco vilas contempladas serão asfaltados aproximadamente 10 km de ruas, com investimento de R$ 10 milhões. Em Cruzeiro do Sul, o asfaltamento está dentro do cronograma e já estão quase concluídos 20 km de ruas em seis bairros. “A ideia é de que até outubro todo o cronograma seja efetuado, com sucesso”, disse Gontran Neto. Segundo o cronograma, serão asfaltados 3,13 km em Santa Rosa, 2 km na Vila Alagoinhas, 2 km em Santa Luzia do Juruá, 1,5 km na Vila São Pedro e 1,5 km na Vila Assis Brasil.
O aposentado Manoel Pedro da Silva tem 80 anos, mora há seis na Vila Santa Rosa e diz estar maravilhado: “Nós estávamos em situação de fracasso com esta rua. Agora temos a certeza de que vai melhorar. Aqui, quando chovia, dava água no meio da canela”, lembra.
Grande alcance
No total, estão sendo asfaltadas 118 ruas na área urbana em Cruzeiro do Sul. Com as ruas a serem asfaltadas nas vilas, o total deverá alcançar 161.
O barbeiro José Marcos dos Reis mora há 35 anos na Vila Santa Rosa e duvidada de que algum dia o asfalto chegasse à sua rua. “É uma maravilha! Há muito tempo esperávamos isso. Aqui tinha rua que alagava e obrigava a gente a passar por outras. Quando vemos as máquinas trabalhando para botar o asfalto na frente de nossas casas, agradecemos ao governo do Estado, porque as ruas eram sujas, com esgoto. Agora, com asfalto, vai ficar maravilhoso e as casas serão mais valorizadas”, afirma.
Mariane Negreiros, condutora de motocicleta, ficou satisfeita com a mobilidade que agora tem: “A gente nem tinha esperança de que isso fosse acontecer. Havia muitas ruas que não davam acesso. Até para os ônibus escolares era difícil. Quando chovia, a lama subia e a gente passava porque tinha que passar”, recorda.
Rede de água
Todas as ruas que estão sendo asfaltadas também estão recebendo manutenção da rede de água, segundo conta o gerente de turma Elivânio Pinheiro da Silva. “Na minha equipe a gente trabalha com doze homens. Então são doze pais de família que conseguiram um trabalho e já estão comigo há três meses. Assim a cidade é beneficiada e os cidadãos ganham com seu trabalho”, diz.