Sebastiana Marques da Costa é mãe de 13 filhos e todos os dias, a partir das 5 da manhã, abre sua casa para cuidar de mais oito crianças. É assim que oferece ajuda às mães que trabalham e não têm onde deixar os menores. A casa fica localizada na Rua Juliano Mariano, no bairro Taquari, que está sendo beneficiada pelo programa Ruas do Povo. Assim que soube da visita do governador Tião Viana ao bairro, na tarde de sábado, Sebastiana fez questão de agradecer pela obra que mudará a vida de toda a comunidade.
“Moro aqui há 22 anos e só eu sei o sofrimento que já passei neste local. Quando cheguei era só um caminho estreito, depois foi vindo mais gente, o bairro cresceu e o problema da lama continuou. Estou muito feliz e satisfeita com a obra e agradeço o trabalho de todos vocês,” disse.
O movimento das máquinas transformará a rotina do Taquari e do Ramal Menino Jesus, que terão, no total, 95 ruas beneficiadas com água, esgoto, drenagem e pavimentação. O investimento será de R$ 13 milhões e já na próxima semana terá início o asfaltamento das primeiras vias, que nunca tiveram nenhum tipo de beneficiamento. Famílias inteiras aguardam pela obra. Maria da Silva, moradora. declarou: “É muito ruim sem rua, não pode passar carro e para sair de casa é uma luta. Agora tudo vai ser diferente aqui”.
Ao longo da rua existem vários pequenos negócios – pode-se encontrar salão de beleza e pontos de venda de alimentos, como charuto (feito à base de couve, carne moída e arroz). A pavimentação gerará um movimento maior, garantindo maior fluxo de clientes.
Para Tião Viana, o programa traz cidadania aos moradores, que podem começar a sonhar com uma rotina que inclui a melhoria das casas, o aumento dos empreendimentos e saúde para crianças e adultos. “É muito bom ver a alegria das pessoas que moravam em locais de difícil acesso. São crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção que podem agora ter uma rotina mais facilitada e saudável. Por isso estamos aqui no Taquari, para acompanhar o trabalho desenvolvido, conversar com os moradores e comemorar com eles mais essa conquista”, disse o governador.