Romeiros homenageiam São Sebastião

Devoto, governador Tião Viana participa de procissão do padroeiro de Xapuri

lx5w0067.jpg

Há 108 anos, um grupo de devotos saiu às ruas de Xapuri em homenagem a São Sebastião, padroeiro da cidade. A romaria se repete ano após ano, sempre no dia 20 de janeiro (Foto: Sérgio Vale/Secom)

lx5w0087.jpg

Governador Tião Viana e família são devotos de São Sebastião (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Há 108 anos, um grupo de devotos saiu às ruas de Xapuri em homenagem a São Sebastião, padroeiro da cidade. A romaria se repete ano após ano, sempre no dia 20 de janeiro. Em Xapuri, a festa de São Sebastião, também conhecida por "Vinte", reúne pelo menos vinte mil romeiros. A chuva que insistiu em cair durante toda a tarde não atrapalhou a concentração, apenas deu a ela o colorido dos guarda-chuvas dos fiéis. Filho de família católica, o governador Tião Viana, acompanhado da primeira dama, Marlúcia Cândida, participou da missa na Igreja de São Sebastião e da procissão que percorreu as principais ruas da cidade.

Os senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz também participaram da romaria. "Quando eu era pequeno, sete crianças da minha rua tiveram paralisia infantil e ficaram em cadeira de rodas. Minha mãe atribui minha cura à fé dela em São Sebastião, e muitos outros acontecimentos também foram ligados ao santo. Nós temos muita fé e muita alegria em participar deste momento", disse o governador Tião Viana.

O senador Aníbal Diniz comentou a fé que os xapurienses têm no santo. "Este é um momento de festa em que o povo expressa sua fé, e o que move um povo é a fé que ele tem. Aqui eu relembro os tempos em que era seminarista e acompanhava todo este percurso", disse.

Iraci Sebastião Dantas é devota de São Sebastião há muitos anos. Para agradecer todas as bênçãos que recebeu para ela e a família, vestiu uma roupa vermelha – cor atribuída ao santo – e fez todo o percuso da romaria descalça. "Eu sou fiel a São Sebastião desde que me entendo por gente e devo a ele muitas graças para mim, meu filho e minha filha. É uma emoção muito forte este momento", declarou.

A imagem de São Sebastião que é  carregada pelos fiéis durante a procissão em Xapuri veio da Itália e chegou em 1912. O percuso inclui as principais ruas da cidade e retorna à Praça de São Sebastião, onde ocorreu o show católico com o padre Antônio Maria. A festa de São Sebastião movimenta toda a cidade por pelo menos uma semana. Comerciantes aproveitam a data de grande movimentação na cidade para oferecer produtos, que vão de roupas a eletrônicos.

lx5w0326.jpg

A imagem de São Sebastião que é carregada pelos fiéis durante a procissão em Xapuri veio da Itália e chegou em 1912 (Foto: Sérgio Vale/Secom)

 

A prefeitura ajudou na instalação dos ambulantes que vieram da capital acreana, de Porto Velho (RO) e até de Fortaleza (CE). Segundo o prefeito Bira Vasconcelos, foram montados 182 boxes, além dos 20 boxes na praça de alimentação. "A cidade de Xapuri fica muito feliz em receber todos os romeiros para essa grande festa em homenagem a São Sebastião. Este é mais um ano em que o ‘Vinte’ é realizado e estamos orgulhosos por mais esta realização", disse Vasconcelos.


Galeria de imagens

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter