Rodrigues Alves: boas expectativas para 2011

Produção agrícola, piscicultura, plantio de coco, feira livre, ruas asfaltadas e ramais beneficiados estão na agenda da administração municipal

001_030211.jpg

Prefeito de Rodrigues Alves, Francisco Ernilson se demonstrou bastante animado com as parcerias feitas com o governo do Acre (Foto: Onofre de Souza)

A visita do governador Tião Viana ao município de Rodrigues Alves deixou muitas e boas expectativas para a administração municipal. O prefeito Francisco Ernilson de Freitas, o Burica, conta que deixou em mãos do governador um projeto para asfaltamento e calçamento de sete quilômetros de ruas, o que beneficia praticamente toda a cidade. Segundo o prefeito, logo no início do verão as obras vão começar e, como consequência, surgirão cerca de 80 vagas de trabalho.

Burica lembrou que o propósito do governo do Acre de investir na produção rural casa com a meta da prefeitura de fomentar a piscicultura, horticultura e agricultura familiar. Dez produtores de Rodrigues Alves vão participar do projeto inicial de expansão da cultura do coco, mas, segundo o prefeito, mais produtores também vão aderir. O projeto prevê o plantio de cinco hectares por produtor. A previsão é de que a região poderá se tornar um polo exportador de coco. Outro projeto é o de criação de ovelhas, que promete incrementar a economia da cidade.            

Feira livre

Rodrigues Alves tem 12 assentamentos de trabalhadores, o que lhe dá um dos maiores índices de população rural entre os municípios acreanos. Se há vantagens nisso, também há dificuldades: o município tem mais de 700 quilômetros de ramais e sua manutenção é trabalhosa e onerosa. No entanto, o prefeito está otimista. “As máquinas nós temos, obtidas através de ação do governador Tião Viana. Agora vamos firmar convênios com o Incra e o governo do Estado para adquirir o combustível e partir para o beneficiamento dos ramais logo que as chuvas permitirem”, relatou o prefeito.

A prefeitura já construiu um espaço para uma feira livre que em breve vai funcionar na cidade. Situado próximo à margem do rio Juruá, o local objetiva que o produtor local exponha e venda seus produtos e ao mesmo tempo compre os produtos de que precisa no mercado e comércio local. Com isso, o dinheiro do município circula no próprio município, Burica também lembra que a famosa farinha de Cruzeiro do Sul é produzida, em sua maior parte, em Rodrigues Alves.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter