A regularização fundiária realizada pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre) em Rodrigues Alves deve ser completamente concluída no primeiro semestre deste ano. A equipe do instituto está na fase final do processo em toda a zona urbana da cidade.
O chefe do Departamento de Regularização de Terras, Jorge Sousa Barbosa, explica: “Essa última etapa verifica as pendências e confere os dados colhidos. Às vezes, algumas pessoas não estavam em casa ou não entregaram todos os documentos necessários.
Só na zona urbana da cidade, mais de mil famílias serão beneficiadas com o título definitivo de terras. Mirna Tavares, que mora há 12 anos no mesmo local, disse que está animada com os investimentos do governo do Estado e já tem planos para quando receber o título definitivo de sua propriedade. “Minha pressa é para melhorar as condições da minha casa”, declara.
Zona Rural também é beneficiada
A regularização fundiária alcançou a zona rural do município. A comunidade beneficiada é a Gleba Buritirana. João Nascimento de Souza, mais conhecido como “João Macapá”, há 40 anos no local, é o presidente da Associação de Moradores. Segundo ele, nessa área já houve muitos conflitos por causa da falta de documentação. Também Antônio Dantas, que mora há muitas décadas na gleba, mostra-se animado: “Agora quero receber meu título e investir no roçado”.
Glenilson Figueiredo, diretor-presidente do Iteracre, avisou à comunidade que da próxima vez que voltar ao local será para entregar os títulos definitivos de terras. “Dentro de 90 dias estaremos aqui pra fazer uma grande festa e entregar esse documento tão importante”, afirmou.