Roda de conversa sobre saúde do homem envolve trabalhadores do Depasa

Gestores e servidores do Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre (Depasa) reuniram-se nesta quarta-feira, 11, no Memorial dos Autonomistas, para roda de conversa sobre saúde do homem. A atividade, que integra a programação alusiva ao Novembro Azul, tem como principal objetivo chamar a atenção para a importância do Dia Mundial da Prevenção ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17.

Coordenada pela Divisão do Serviço Social do Depasa, a ação contou com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde com a colaboração de estudantes de psicologia do Centro Universitário U:Verse. Na Conversa de Cabra Macho, como foi intitulada a ação, foram abordados temas relacionados à saúde mental, depressão e cuidados de prevenção.

Ainda durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade da atualizar o cartão de vacinas e fazer testes rápidos para sífilis, hepatites A e B, HIV e diabetes.

Com apoio da Sesacre, Depasa orienta sobre prevenção ao câncer de próstata e disponibiliza vacinas e testes rápidos a trabalhadores da autarquia Foto: Assessoria Depasa

“É uma ação importante que eleva o padrão de conscientização em realização à necessidade de prevenção e tratamento. No que depender de nós – administração, recursos humanos, assistência social -, apoiaremos toda ação para prevenção e realização de exame”, disse o diretor-administrativo do Depasa, Mamed Arudá, naquele momento representando o diretor-presidente da autarquia, Luiz Felipe Aragão, ao agradecer a iniciativa da equipe em levar orientações e serviços de saúde aos trabalhadores do Depasa.

Servidor do Depasa há mais de 30 anos, 60 anos de idade, o assistente comercial Ferleudo Souza, falou sobre a importância dos cuidados com a saúde.  “Precisei fazer três cateterismos, mas procuro me cuidar. A cada seis meses realizo exames periódicos e faço atividade física e é o que aconselho também aos amigos e colegas de trabalho. É com os exames que podemos descobrir se tem algum problema para que possa se cuidar ainda mais”, avalia.

Enfrentamento ao preconceito

O Instituto Nacional do Câncer estima 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2020. Com o diagnóstico precoce, a chance de cura é de 90%. Mas muitos ainda são vítimas do preconceito. Segundo o Instituto Lado a Lado pela Vida, mais da metade dos brasileiros atendidos pelo SUS nunca foi ao urologista.

A campanha Novembro Azul tem como principal objetivo vencer o preconceito ainda existente, sensibilizar os homens a fazer os exames necessários à prevenção e buscar atendimento médico, se necessário.

Psicóloga da Divisão do Serviço Social do Depasa, Laura Leite, destacou a importância de quebrar paradigmas. “O homem ainda tem resistência em cuidar da sua saúde, mas assim como o trabalho é importante, estar com a saúde em dia também valoriza o profissional”.

Dicas de prevenção

Homens com mais de 45 aos devem fazer os exames de toque e de sangue uma vez por ano

Para homens que têm casos e câncer de próstata na família é recomendado que os exames comecem a ser feitos a partir de 40 anos

Faça o autoexame para identificar possíveis nódulos ou varizes testiculares

Gordura animal deve ser evitada

Elimine ou reduza o uso de cigarros

Use preservativos nas relações sexuais

Faça atividade física regularmente

Sintomas do Câncer de próstata

Vontade frequente de urinar

Impotência sexual

Urina com sangue

Dor na região lombar

Dormência nas pernas e pés

Incontinência urinária e fecal

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter