Roberto Barros é o novo desembargador do TJ

Tião Viana anuncia escolha com base em lista tríplice e indica o procurador-geral do Estado para o cargo

Aos 34 anos, o procurador-geral do Estado do Acre, Roberto Barros, um dos mais novos do Brasil, assume um novo desafio: a cadeira de desembargador do Tribunal de Justiça, na vaga que cabe indicação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O governador Tião Viana anunciou, no fim da tarde desta terça-feira, 20, sua escolha para o TJ. Roberto Barros encabeçava uma lista tríplice composta também pelos advogados Odilardo Marques e Rui Duarte. A escolha foi bem recebida pelos colegas presentes à  solenidade, que aconteceu no Palácio Rio Branco.

novo_desembargador_roberto_foto_gleilson_miranda_01.jpg

Aos 34 anos o procurador Geral do Estado do Acre, Roberto Barros, um dos mais novos do Brasil, assume um novo desafio: a cadeira de desembargador do Tribunal de Justiça (Foto:Gleilson Miranda/Secom)

A escolha do governador Tião Viana teve por base a lista triplica indicada pelo Tribunal de Justiça, elaborada a partir da lista sêxtupla elaborada pela OAB/AC. “Procurei fazer essa reflexão e tomar a decisão pautado no mais elevado respeito à Justiça, que é dar a cada um o que é devido. Não há democracia sem as instituições autônomas. Havia uma disputa muito forte também com o Odilardo, que igualmente reunia todas as condições para ser desembargador. Procurei cumprir essa tarefa com a maior lucidez e responsabilidade, não significando que a escolha indica a falta de competência de nenhum dos concorrentes”, disse o governador.

O presidente da OAB, Florindo Poersch, ressaltou que o processo iniciado na OAB foi o mais democrático possível. “Não apenas o Roberto ou os outros dois que compuseram a lista tríplice, mas centenas de advogados acreanos reúnem qualidades que os capacitam para representar bem essa vaga. Que a honra e a ética sejam a pauta dele e que represente muito bem a cadeira da OAB”, dissem informando ao presidente do Tribunal de Justiça, Aldair Longuini, que oficializará o pedido para que a posse ocorra na sede da Ordem dos Advogados do Brasil e não no TJ.

novo_desembargador_roberto_foto_gleilson_miranda_04.jpg
novo_desembargador_roberto_foto_gleilson_miranda_08.jpg
novo_desembargador_roberto_foto_gleilson_miranda_12.jpg

“Procurei fazer esta reflexão e tomar a decisão pautado no mais elevado respeito à justiça, que é dar a cada um o que é devido. Não há democracia sem as instituições autônomas", disse o governador Tião Viana sobre a escolha do novo desembargador (Foto:Gleilson Miranda/Secom)

Adair Longuini iniciou sua fala pautado pelo espírito de união que prevalece entre os três poderes no Estado. “A OAB preparou a lista sêxtupla e o TJ indicou os três nomes finais para que o Estado fizesse sua escolha. O Roberto foi o mais votado na OAB e no Tribunal de Justiça, então o governador referenda essa escolha. Temos uma grande preocupação em colocar pessoas comprometidas, preparadas e responsáveis para prestar o melhor serviço possível à população. Somos um tribunal pequeno, e o senhor chega em boa hora para nos ajudar neste processo”, disse.

O presidente do TJ informou que trabalha para acrescentar dois novos desembargadores ao Tribunal de Justiça em dezembro, e um no ano seguinte. “Isso vai permitir criarmos uma terceira corte para dar vazão a todos os processos e recursos que tramitam no nosso tribunal”, explicou.

O indicado para ocupar a vaga do TJ não escondeu o sorriso de orgulho. “É uma honra para mim, que estou há nove anos prestando serviço público na PGE, lidando com situações de gestão, de pessoas, e vou poder levar esse conhecimento para o novo desafio que assumo agora”, comentou Roberto Barros.

Roberto Barros é baiano, mora no Acre há 18 anos e se formou em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac), em 2001. No ano seguinte, aprovado em concurso público, ingressou na Procuradoria Geral do Estado, onde atuou por nove anos. Foi o responsável por implantar a Coordenadoria dos Precatórios da PGE.

Elisa Viana, colega de Roberto na Procuradoria do Estado, também aprovou a escolha. “Foi uma decisão acertada do governador Tião Viana. Eu sou colega de concurso do Roberto, com quem pude conviver na PGE e comprovar sua competência, sua dedicação”, declarou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter