Rômulo Avelar lança livro hoje na Biblioteca da Floresta

Livro O Avesso da Cena é parte do projeto Sempre um Papo

O escritor Rômulo Avelar lança hoje à noite o livro O Avesso da Cena, no auditório da Biblioteca da Floresta, às 19h30. Rômulo veio ao Estado através do projeto Sempre um Papo, iniciativa que promote e incentiva a leitura e divulgação de obras de autores brasileiros.

O tema do livro é a produção e gestão culturais, mostrando que é necessária uma grande logística para realizar a produção de um espetáculo. A obra é voltada para estudantes de cursos de gestão cultural e produção, incluindo atores, diretores, alunos e profissionais de áreas como administração, marketing e comunicação.

De acordo com o autor, Rômulo Avelar, as técnicas presentes em seu livro não precisam nem devem ser praticadas somente por grandes companhias, mas também por pequenos grupos. "As idéias contidas no meu trabalho não visam apenas a parte financeira, mas tambem a diversidade e valorização das culturas locais", ressaltou o autor.

Formado em administração, o escritor afirma que é necessário levar as práticas empresariais para o teatro. "Existe uma falta de sistematização, planejamento e gestão de qualidade", disse Rômulo.

Segundo Avelar, o público que assiste a um espetáculo às vezes não imagina a quantidade de processos que precisam ser realizados nos bastidores antes, durante e depois do tempo em que o artista está em cena. Para a realização de um espetáculo, vários profissionais vão trabalhar com afinco para que tudo esteja pronto no momento da abertura da cortina para o público.

O livro
De acordo com Rômulo, a idéia de escrever o livro surgiu da vontade do autor de dividir suas experiências com outros profissionais da área. "Tentei colocar no papel aquilo que eu sabia e tinha aprendido ao longo da carreira. Para enriquecer ainda mais o trabalho, entrevistei 53 profissionais, que me ajudaram a formar um material importante e tornar mais prático o processo", disse.

De acordo com Avelar, no Brasil ainda falta investimento na formação de produtores. O autor fez o primeiro curso na escola de produção cultural do país, a Ecoar. Com uma formação, os profissionais podem ter noções de gerência de recursos, gestão de qualidade, programação.

O livro apresentado é editado pelo selo DUO Editorial e produzido com recursos oriundos do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte. A obra é resultado da trajetória de Avelar no campo cultural e de suas entrevistas com 53 professores, produtores, gestores, atores e promotores culturais brasileiros.

montagem_romulo_avelar.jpg

O escritor
Formado em administração pela Faculdades Promove de Belo Horizonte. Produtor e gestor cultural, responsável pela produção e direção de diversos espetáculos musicais. Estudou na Ecoar, a primeira escola de produção cultural criada no país, em 1990, no Rio de Janeiro. Atuou em empresas como Fiat, MBR e Teatro Alterosa, e na área pública, como superintendente de cultura de Contagem (MG), diretor de promoção da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, de Belo Horizonte, assessor especial da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e presidente da Comissão Técnica de Análise de Projetos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Desde 1998, tem ministrado cursos nas áreas de produção, gestão, planejamento e marketing cultural, em várias cidades brasileiras. Atualmente, trabalha como assessor de planejamento do Grupo Galpão e do Grupo do Beco.

Serviço:
Lançamento do livro O Avesso da Cena – Notas sobre Produção e Gestão Cultural, de Romulo Avelar
(Duo Editorial, 490 págs., preço sugerido: R$ 58)
Data: 18 de novembro, terça-feira
Horário: 19h30
Local: Auditório da Biblioteca da Floresta