Rios sobem, mas dentro da faixa de normalidade, afirma Sipam

O governo do Estado tem somado esforços junto ao governo federal e municipal para se preparar para possíveis cheias dos rios do Acre e Madeira em 2015. Representantes da Defesa Civil Nacional estão no estado e, junto à Polícia Rodoviária Federal do Acre e Rondônia, do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e demais órgãos, unem-se para concluir um plano de contingência.

No Acre, apesar de haver previsões de enchentes, as proporções não serão alarmantes, garante o meteorologista do Sipam, Luiz Alves. “Existe uma previsão de enchente para o Rio Acre, considerando o prognóstico de chuvas que está acima da média para todo o estado, no entanto, não há proporções alarmantes”, garante Alves.

O Sipam garantiu ainda, que em relação ao Rio Madeira, o nível das águas está subindo – o que é normal para a época do ano – porém, esta progressão não se iguala à magnitude de elevação da cheia de 2014.

Força integrada

Governo federal, estadual e municipal estão aliados numa força de preparo para lidar com eventuais danos e desafios. O Sipam e membros vinculados às empresas do ramo comercial de supermercados e postos de combustível também integram os grupos de planejamento, além de instituições financeiras.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter