Rio Tarauacá ultrapassa cota de transbordamento novamente

Em dezembro, o governo federal reconheceu calamidade pública na cidade (Foto: Abimael Lopes)
Em dezembro, o governo federal reconheceu calamidade pública na cidade (Foto: Abimael Lopes)

A manhã de ontem não trouxe boas notícias para a população de Tarauacá, já que o rio que leva o mesmo nome da cidade voltou a ultrapassar a cota de transbordamento, de 9,50 metros. De novembro de 2014 até agora, o Rio Tarauacá teve diversas alterações e também registrou marcas históricas, assim como o Rio Acre na capital.

Segundo o capitão Falcão, do Corpo de Bombeiros, a medição das 6 horas de hoje apontou o nível de 10,14 metros. O monitoramento dos órgãos de Defesa Civil municipal e estadual continua sendo feito tanto para garantir assistência às famílias quanto para vistoriar os locais que apresentam riscos de desbarrancamento.

A previsão é de chuva na região nos próximos dias, de acordo com informações da coordenadora da Sala de Situação do Corpo de Bombeiros em Rio Branco, Vera Reis.

“Tanto os satélites brasileiros como americanos apontam que deve chover bastante na região oeste do estado nos próximos dias – um volume de até 50 milímetros em Tarauacá e mais de 50 milímetros no Juruá. Tendo em vista que a cidade é a sétima do Brasil onde há mais concentração de chuva, estamos em alerta para aquela região”, explica.

Em razão dos vários repiquetes, algumas famílias nem chegaram a retornar para suas casas e outras ainda correm o risco de serem desabrigadas. O governo federal reconheceu a situação de calamidade pública em Tarauacá ainda no mês de dezembro passado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter