Rio Juruá registra 14,23 metros e afeta mais de 600 famílias

Esta é maior enchente já registrada em Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito/Secom)

Os moradores de Cruzeiro do Sul enfrentam a maior enchente de sua história. Na tarde desta quarta-feira, 1, o Rio Juruá atingiu a marca de 14,23 metros, segundo medição realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).

Ao todo, 2.862 pessoas foram afetadas diretamente. São 85 famílias desabrigas, acomodadas em abrigos públicos, e outras 548 desalojadas, em casa de parentes ou amigos.

Os abrigos foram improvisados no Ginásio Poliesportivo Alailton Negreiros, na Santa Casa de Misericórdia e na Creche do Nari do Moa. A prefeitura estuda a possibilidade de um quarto abrigo, que será adaptado no Ginásio Jader Machado.

As ações de auxilio às vítimas da enchente são coordenadas pela defesa Civil Estadual, que tem dado suporte à prefeitura de Cruzeiro do Sul na execução do plano de contingência e no plano de resposta, enviado ao governo federal.

As instituições do governo do Estado, município e federal atuam de maneira integrada no Juruá. São mais de 300 servidores envolvidos nessa operação de resgate e suporte às vítimas.

“Nas últimas 15 horas, o nível de velocidade de subida do Rio Juruá desacelerou. Pode ser um indicador de estabilidade. No entanto, isso vai depender dos acontecimentos pluviométricos das próximas 48 horas. De qualquer maneira, estamos prontos para enfrentar todos os cenários possíveis”, frisou o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter