Ao todo, treze famílias já foram retiradas de suas casas
O rio Juruá na cidade de Cruzeiro do Sul já atingiu sua cota de transbordamento. Desde o dia 1º de janeiro, o rio que corta a segunda maior cidade do Acre chegou a 13 metros, exatamente a cota de transbordamento, bem acima da cota de alerta que é de 11,80 metros. A medição feita na manhã dessa terça-feira, 3, mostrou que o rio mantém a cheia de 13,16m, a mesma de toda a segunda-feira.
A estabilidade que o rio Juruá mantém pode não permanecer por muito tempo. A cidade de Cruzeiro do Sul recebeu bastante chuva nessa terça-feira, 3. A previsão do tempo para os próximos três dias também é de mais chuva. Ainda assim, vale lembrar que no dia 26 de dezembro de 2011, o rio Juruá atingiu a medida de 13,49cm e desde então apresenta uma pequena vazante.
Ate o momento, 13 famílias já foram retiradas de suas casas pelo Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, totalizando 45 pessoas. Dessas, três famílias se dirigiram para casa de parentes, as outras dez foram para o abrigo cedido pelo governo do estado no ginásio Arailton Negreiros. A responsabilidade do abrigo esta a cargo da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Duas medições diárias do rio Juruá estão sendo feitas, uma às 8 horas e a outra às 18 horas. O governador Tião Viana acompanha tudo de perto e dá toda atenção ao caso. O Major Araújo, a frente do Corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul, conta que, “Estamos fazendo todo o possível e monitorando. Também não deixaremos as famílias voltarem para suas casas até a situação se tranquilizar e apresentar toda a segurança necessária para essas famílias”.