Juventus perde para o Alto Acre e deixa o G4, Plácido de Castro conquista a última vaga
Em um domingo marcado pelo frio, três jogos definiram os classificados para a próxima fase do campeonato estadual de futebol. O Rio Branco conseguiu vencer de virada o Atlético Acreano e garantiu a melhor campanha da primeira fase. O jogo terminou com 3×2 e o Atlético também conseguiu sua vaga. Ao mesmo tempo, Plácido de Castro e Juventus corriam atrás da última vaga no G4 jogando no interior, e com a ajuda da vitória por 1×0 do Alto Acre sobre Juventus em Epitaciolândia, o Tigre do Abunã conseguiu levar a última vaga após golear o Andirá por 4×0 em Senador Guiomard.
Jogando apenas para cumprir tabela, Vasco e Independência abriram a última rodada do estadual, o Independência saiu na frente com o atacante Victor, mas o Vasco não demorou para virar o jogo com gols de Edilson e Ayrson. No segundo tempo, Victor marcou mais duas vezes de pênalti, mas o meia Kleber também marcou dois e tratou de garantir a vitória da equipe da cruz de malta. Mesmo com a vitória por 4×3, o Vasco já não tinha chances de escapar do rebaixamento e terminou o estadual na penúltima posição.
Em paralelo com Vasco e Independência, rolava a bola no Juruá para Náuas e Adesg, e o time da casa tratou de garantir a segunda posição da tabela vencendo o Leão de Senador Guiomard por 5×0, destaque para a torcida na Arena do Japiim que tem comparecido em peso para apoiar a equipe de Cruzeiro do Sul. Devido a alteração no regulamento, o Náuas vai receber o Atlético Acreano no Juruá na semifinal, e não no Arena da Floresta como era previsto.
Logo em seguida foi a vez da bola rolar para os jogos decisivos da rodada. Rio Branco e Atlético Acreano protagonizaram o duelo das torcidas na Arena da Floresta, enquanto Plácido goleava o Andirá em Senador Guiomard e o Alto Acre vencia o Juventus em Epitaciolândia, vale lembrar que esses três jogos foram remarcados para começar no mesmo horário.
Em Senador Guiomard, o Andirá perdeu mais uma e terminou o estadual na última posição, vai fazer companhia ao Vasco na segunda divisão de 2011. Destaque para a bela atuação do atacante Nilton Goiano que fez os 4 gols de Plácido de Castro sobre o morcego. Com esse resultado Plácido conseguiu a última vaga no quadrangular final, graças a vitória do Alto Acre sobre o Juventus por 1×0.
Na Arena da Floresta, Rio Branco e Atlético Acreano protagonizaram um duelo de torcidas, com muito barulho e bandeiras os torcedores fizeram a festa e comemoraram a classificação para a segunda fase, tanto o Atlético quanto o Rio Branco conseguiram avançar para as semi-finais.
O Atlético Acreano saiu na frente, fez dois gols e ainda perdeu um pênalti no primeiro tempo, mas no começo do segundo tempo o Atlético teve dois jogadores expulsos e viu o jogo ficar complicado. O Rio Branco não desperdiçou a vantagem numérica dentro de campo e fez três gols, virando o jogo e dando números finais para a partida, 3×2. Os gols do Atlético foram de Lesley e Leonardo. O Rio Branco marcou com Pretinho, Ivan e teve a ajuda de um gol contra. Araújo e Ailton pelo lado do Atlético e vão ficar de fora da semifinal contra o Náuas no Juruá.
Nona Rodada – Resultados
Náuas 5 x 0 Adesg
Vasco da Gama 4 x 3 Independência
Plácido de Castro 4 x 0 Andirá
Alto Acre 1 x Juventus
Rio Branco 3 x 2 Atlético Acreano
Classificação Final – Primeira Fase
Rio Branco – 24 Pontos
Náuas – 22 Pontos
Atlético Acreano – 17 Pontos
Plácido de Castro – 17 Pontos
Juventus – 15 Pontos
Alto Acre – 13 Pontos
Independência – 8 pts
Adesg – 7 Pontos
Vasco – 6 Pontos
Andirá – 1 Ponto