Rio Branco sedia Oficina Estadual de Acolhimento da Atenção Primária

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre), realizou nos dias 23 e 24 a 1ª Oficina Estadual de Acolhimento da Atenção Primária à Saúde. O evento organizado pelo Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos por intermédio da Divisão de Atenção Primária foi realizado no auditório da Associação dos Municípios do Acre (Amac).

“A oficina surgiu devido a algumas mudanças que o próprio Ministério da Saúde está realizando no Sistema Único de Saúde (SUS). O foco agora é a atenção básica e nós da Saúde temos o dever de atualizar os municípios sobre o que está acontecendo”, explicou o chefe do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (DAPE), Luiz Carlos Marinho de Figueiredo.

O público do evento foram secretários municipais de saúde, coordenadores municipais da Atenção Básica e os coordenadores do programa e-SUS, programa de monitoramento da Atenção Básica, além do Planejamento, Departamento de Ensino e Pesquisa e a Vigilância da Sesacre.

Mesa redonda com temáticas como: situação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) no Estado do Acre e ofertas e avanços do Telessaúde Acre foram alguns dos temas debatidos no primeiro dia do evento. No segundo dia, foi realizada a oficina do planejamento estratégico para enfatizar a integração entre a atenção primária e a vigilância em saúde.

A proposta do evento é fomentar as discussões sobre o Política Nacional da Atenção Primária (PNAB), os programas que compõem a atenção básica e propor estratégias para o fortalecimento da atenção primária à saúde.

“A oficina foi pensada justamente para estabelecer um vínculo com os gestores municipais de saúde e dialogar quais seriam as estratégias prioritárias para o fortalecimento da atenção primária”, aponta Emanuelle Nóbrega, gerente da Divisão da Atenção Básica.

Na oportunidade foi apresentado um panorama dos principais indicadores e sistemas da Atenção Primária à Saúde (APS), Redes de Atenção à Saúde e Programa Nacional de Imunização. Posteriormente será construído, juntamente com os municípios, um planejamento estratégico de intervenção para ações prioritárias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter