Dados foram apresentados pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde pelo Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica
Em ação conjunta com a prefeitura de Rio Branco, Ministério da Saúde, Exército Brasileiro, Assessoria Especial da Juventude e a sociedade civil organizada, o governo do Acre, por meio da Operação Guerra Contra a Dengue, reduziu significativamente as notificações da doença na capital.
Dados apresentados pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e pelo Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica mostram que na 13ª semana epidemiológica de 2011 foram notificados em Rio Branco 1.093 casos, sendo que na primeira semana a notificação foi de 2.492. O comparativo apresenta uma redução de 56,14%.
Até o momento, há um registro de 21.756 notificações, sendo que desse total 12.652 foram confirmadas por dengue clássica, 5.726 estão em andamento, 3.258 foram descartados, 18 casos de dengue com complicação, seis casos por febre hemorrágica, 97 estão inconclusas e um caso de óbito confirmado. As duas mortes que ocorreram no mês de março ainda estão sob investigação epidemiológica para confirmar se foram, ou não, causadas pela dengue.
Em Rio Branco, de acordo com o percentual de casos notificados por faixa etária, as pessoas com idade de 20 a 39 anos são as mais acometidas pela dengue. Já as pessoas com idade acima de 70 anos e as crianças menores de um ano foram as que menos contraíram a doença. Os dados são referentes à avaliação realizada até a 13ª semana epidemiológica de 2011.
Segundo a gerente do Departamento de Vigilância em Saúde, Izanelda Magalhães, apesar da redução nos números de notificações, é importante que todos continuem em alerta, pois a melhor forma de evitar que o mosquito Aeds Aegypti se reproduza é combatendo os focos das larvas em locais de água parada.