Rio Branco recebe festival gastronômico com receitas inéditas de chefs renomados

Foto: Rose Farias

Rio Branco recebe de 1 a 10 de dezembro, o Festival Gastronômico Sabores do Acre. Com o tema “Do Seringal à Capital”, o evento foi lançado nesta segunda-feira, 27, no auditório do Sebrae, em Rio Branco.

Promovido pelo Sebrae no Acre com o apoio do governo do Estado, por meio do gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida, o festival ocorre em 21 estabelecimentos do setor gastronômico.

Participaram do lançamento, a diretora técnica do Sebrae, Sidia Gomes, a coordenadora do Programa de Gastronomia do gabinete da primeira-dama, Patrycia Coelho, empresários do setor e os chefs de cozinha Izanelda Magalhães, Deocleciano Brito e Carlos Rocha, consultores do festival.

Com a iniciativa, o Sebrae e parceiros pretendem revitalizar a história da culinária no estado, mostrando culturas alimentares de influências árabe, portuguesa, boliviana, indígena e outras, além de promover a economia de pequenos negócios e o turismo.

“O festival apresenta um olhar na memória e identidade de nossa cultura alimentar e consolida a parceria do Sebrae com os empresários, chefs de cozinha e o governo do Estado.

Marlúcia Cândida tem sido uma das grandes incentivadoras buscado com a gastronomia valorizar a nossa biodiversidade com várias ações de formação e encontros”, ressaltou Sídia Gomes.

Representando o gabinete da primeira-dama, Patrycia Coelho falou da importância de formação diferenciada na área com o Centro-Escola de Gastronomia e Hospitalidade, espaço em fase de implantação pelo governo do Estado, na Cidade do Povo.

Patrycia Coelho falou da importância de formação diferenciada na área (Foto: Rose Farias)

“O Centro pretende trabalhar a cultura alimentar a partir da pesquisa da nossa biodiversidade, gerar negócios e o empreendedorismo. Temos um leque de pequenos produtores, uma gastronomia riquíssima. A Amazônia está na ordem do dia e o Acre possui receitas e produtos específicos, precisamos garantir que a nossa cultura alimentar não se perca. Esse é o legado que deixaremos para as futuras gerações. O festival vem para somar em todo esse processo”, disse.

Durante os dez dias de evento no circuito gastronômico, o público irá saborear receitas tradicionais em releituras e versões originais, elaboradas pelos chefs de cozinha à base de pescado e carnes com ingredientes típicos.

Como consultora do festival, a chef Izanelda Magalhães, do Jannu’s Bistrô, falou da iniciativa para movimentar e agregar valor ao setor que vem crescendo nos últimos anos.

“O projeto tem uma particularidade para os acreanos por revitalizar a memória afetiva e principalmente a comida que de fato lembram quando moravam nos seringais. Fazer esse resgate é apresentar aos jovens que não conhecem o que seus avós comiam. Resgatar essa memória é mostrar que a comida que tem um sabor de seringal é recheada de carinho, pois remete à infância.”

Estabelecimentos participantes

Alecrim Gastronomia Brasileira, Alecrim Tapiocaria, La Doceria, Casa da Saltenha, Café da Toinha, JB Grill, Point do Pato, Cozinharte, A Confraria, Quentinhas Express, Afa Bistrô, O Paço, La Nonna Restaurante, Cuzco Restaurante, Buffet e Restaurante Pão de Queijo, Café Paim, Restaurante Cleovan, Bar e Restaurante Picanha Mix, Jannu’s Bistrô, Garagem 605 e Apreciato Lanches.

Confira abaixo o Circuito Gastronômico

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter