Rio Branco realiza Conferência de Vigilância em Saúde

Socorro Martins, diretora da Vigilância Epidemiológica de Rio Branco, durante conferência na capital (Foto: Junior Aguiar)

Com início no último dia 15 de agosto, as Conferências Municipais de Vigilância em Saúde vêm sendo realizadas pelos municípios, em parceria com o governo do Estado, e têm como objetivo debater a integração dos programas de vigilância em saúde e apresentar propostas para a conferência estadual que ocorre de 18 a 20 de outubro.

Nesta sexta-feira, 25, a conferência de Rio Branco foi realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac).

O tema é “Vigilância em Saúde: Direitos, Conquistas e Deveres de um SUS Público e de Qualidade”. As etapas municipais são organizadas pelas secretarias e conselhos municipais e estadual de saúde.

Segundo Socorro Martins, diretora da Vigilância Epidemiológica de Rio Branco, o objetivo da conferência é discutir o papel da vigilância em saúde e falar sobre a inserção da área na atenção básica.

“Cada grupo discutirá um tema e elaborará propostas dentro dos quatro eixos propostos pelo Conselho Nacional de Saúde. Ao fim do dia, vamos também eleger os delegados para as etapas estadual e nacional”, disse Socorro.

Para o técnico em informática da Divisão de Vigilância em Saúde de Rio Branco, Zaqueu Rocha, a conferência é um marco para o departamento de vigilância. “É um momento de autoavaliação para fomentar a vigilância como um todo e oferecer um atendimento melhor à população.”

Na quinta-feira, 24, Brasileia também realizou sua conferência. De acordo com Eliane Alves, gerente da Vigilância Epidemiológica da Sesacre, o resultado foi muito positivo. “Houve um envolvimento dos trabalhadores, usuários e da sociedade civil. Foram 158 propostas que serão levadas para as próximas etapas da conferência. Percebemos também o quanto os profissionais têm dado mais prioridade às ações de vigilância.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter