Rio Branco encerra a fase municipal da Conferência de Meio Ambiente 2013

O governo federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, convocou em 2013 a IV Conferencia Nacional de Meio Ambiente (IV CNMA), com o tema Resíduos Sólidos, colocando para o poder público e a sociedade a necessidade de buscar soluções para os graves problemas causados pela gestão inadequada dos resíduos tanto na geração quanto em sua destinação.

Autoridades presentes na Conferência de Meio Ambiente de Rio Branco (Foto: Assessoria Sema)

Autoridades presentes à Conferência de Meio Ambiente de Rio Branco (Foto: Assessoria Sema)

Objetivando também a difusão da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada pelo Congresso Nacional em 2010, a IV CNMA veio com o intuito de divulgar as iniciativas exitosas, bem como os entraves enfrentados por Estados e municípios na gestão de seus resíduos.

A partir da convocação do Ministério do Meio Ambiente, o governador Tião Viana convocou a IV Cema – Conferência Estadual de Meio Ambiente, acionando a Secretaria de Meio Ambiente do Acre para iniciar as articulações necessárias visando à formação de uma Comissão Organizadora Estadual – COE, constituída por representantes do poder publico, sociedade civil e setor empresarial. A função da COE é organizar e realizar a Conferencia Estadual, apoiando os municípios na efetivação das conferências municipais ou regionais. 

Precedendo a IV Cema, nos meses de junho e julho foram realizadas 15 Conferências Municipais e 2 intermunicipais no Acre, atendendo 21 municípios do estado. No dia 14 de julho, com a realização da Conferencia de Rio Branco, esta etapa foi encerrada. A próxima fase, a Conferência Estadual, acontecerá nos dias três e quatro de setembro.

“Enquanto em outras cidades, os problemas são os lixões, aqui nós já passamos dessa fase e agora vamos avançar para a ampliação da coleta seletiva”, avaliou o prefeito Marcus Alexandre.

Segundo o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Edegard de Deus, o diálogo promovido nas conferências municipais alcançou os objetivos propostos: “Tivemos a oportunidade de difundir e nivelar informações sobre as diretrizes da Politica Nacional de Resíduos Sólidos, do Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PEGIRS) e o mais importante: dialogamos com os segmentos sociais dos municípios sobre os problemas relacionados os resíduos sólidos e suas propostas de resolução”.

Etapas da Conferência

A Conferencia foi estruturada em três etapas: primeiramente, os municípios realizam fóruns para a discussão das questões locais, tiram propostas e elegem delegados para a Conferencia Estadual. A Conferencia Estadual é realizada através dos delegados municipais e delegados natos, consolidando assim as propostas do estado, que serão, por sua vez, encaminhadas para a Conferencia Nacional, a terceira etapa. Nesta fase não há mais construção de propostas novas.

O Acre poderá eleger até 30 delegados para a conferencia Nacional, sendo 50% da sociedade civil, 30% do setor empresarial e 20% do poder publico, e encaminhar 20 propostas sendo 5 para cada eixo.

{xtypo_rounded2}

Com a realização da IV CNMA, a governo federal tem por objetivos:

  • Buscar contribuições da sociedade e das empresas para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS);
  • Disseminar conhecimento técnico-científico e político relativos ao tema;
  • Identificar soluções concretas para diminuir a geração de resíduos e mudar padrão de consumo;
  • Possibilitar que jovens, professores, empresários, governantes e sociedade civil se apropriem localmente das metas e compromissos estabelecidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Os debates e construções de propostas nas Conferências, em todas as suas etapas, serão realizados em quatro eixos temáticos:

  • Produção e Consumo Sustentável;
  • Redução dos impactos ambientais;
  • Geração de emprego e renda;
  • Educação Ambiental.{/xtypo_rounded2}

O Pegirs e seu papel orientador

No estado do Acre, o Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Pegirs), aprovado em 2012, visa o estabelecimento de ações estratégicas capazes de orientar o Estado e seus municípios para a adequada gestão dos resíduos sólidos, de acordo com as diretrizes nacionais.

A implementação da Política Nacional e dos Planos locais de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos é uma demanda de todo o território nacional e de todos os segmentos da sociedade, enquanto a realização da Conferência de Meio Ambiente no âmbito municipal, estadual e federal, visa cumprir esse desafio, envolvendo os entes federados e a sociedade na discussão dos problemas e na busca de soluções para a gestão adequada dos resíduos sólidos considerando a realidade de cada território, levando em conta o que determina a Lei e a saúde pública.

Para Edegard de Deus, o debate com a sociedade é fundamental: “Destacamos a importância de debater sobre coleta seletiva, logística reversa, mudança nos padrões de produção e consumo, gestão dos resíduos de áreas rurais, como resolver o problema dos lixões, dentre outros problemas e soluções relacionados ao tema, esta sendo motivação para a realização da Conferencia”. 

{xtypo_rounded2}

Jornal Acre sem Lixão

A 1ª edição do Jornal Acre Sem Lixão traz informações com linguagem simples e acessível para a comunidade, gestores públicos, associações de catadores e setor privado, objetivando difundir os principais fundamentos da política nacional de resíduos sólidos e sua interface com a política estadual, dentre outros assuntos importantes que podem subsidiar os municípios na discussão e apresentação de propostas.

O jornal traz informações sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os planos de Gestão de Resíduos, como funciona um aterro sanitário, sobre a Comissão Organizadora Estadual (COE). Além disso, trata da Logística Reversa, do Projeto Catar e da campanha “Reduzindo Impactos Ambientais na Conferência Estadual”, sugerindo que as pessoas doem sacolas e bolsas para serem reutilizadas na IV Cema.

Consulte os sites: www.mma.gov.brwww.sema.ac.gov.br e acesse mais informações sobre a Conferência.

Fale conosco:  cema.acre@gmail.com{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter