Rio Branco em festa

Inauguração da Capela Nossa Senhora da Seringueira, apresentações natalinas e o show Cantos da Cidade no bairro Quinze compõem a programação desta semana

rio_branco_festa_mat.jpg

Exposição "Rio Acre: Rio Branco e suas Histórias" faz parte da programação de comemorações (Foto: Assessoria PMRB)

Iniciadas no último fim de semana, as comemorações do aniversário de Rio Branco, no bairro do Aeroporto Velho, não terminaram. Até o dia 28 deste mês, data em que a capital acreana completa seus 127 anos, muitas atividades ainda vão ser realizadas. Esta semana tem a inauguração da Capela Nossa Senhora da Seringueira, apresentações natalinas e a festa no bairro Quinze com o show "Cantos da Cidade".

A programação desta semana começa na sexta-feira, 18, a partir das 16 horas, com a inauguração da Capela Nossa Senhora da Seringueira. Originalmente construída na cidade cinematográfica da minissérie "Amazônia – de Galvez a Chico Mendes" e utilizando as mesmas madeiras de sua construção anterior, a capela é uma homenagem de fé e devoção à protetora de Plácido de Castro durante a Revolução Acreana.

No mesmo dia, acontece na Praça da Revolução, também a partir das 16 horas, a exposição "Rio Acre: Histórias e Memórias de Rio Branco", que conta a história da formação de Rio Branco através das curvas do Rio Acre, relembrando antigas brincadeiras, saberes e ofícios presentes na vida daqueles que dividem suas vidas com as águas barrentas do rio. Ao cair da noite, acontecem as apresentações do Auto de Natal e as músicas natalinas do Coral Boca Pequena.

Já no sábado, acontece a festa de aniversário de Rio Branco no bairro Quinze, a partir das 16 horas, em frente ao Centro Cultural Dona Neném Sombra, onde os agentes do Programa de Esporte e Lazer na Cidade (PELC) vão coordenar diversas brincadeiras, atividades esportivas e jogos. Ao mesmo tempo, o Centro apresenta a exposição "Rio Acre: Rio Branco e suas Histórias" e a quadrilha "Malucos da Roça", que deixa tudo com um gostinho de festa junina.

Para encerrar, a trilha sonora fica por conta o segundo show "Cantos da Cidade", em que artistas de Rio Branco cantam músicas características da capital acreana. As apresentações ficam por conta das músicas indígenas de Shaneihu Yawanawa, o chorinho do grupo Hélio Melo, a animação do grupo Roda de Samba, o forró do seringal de Antônio Pedro e o rock regional do Grupo Capú.

Muita coisa? Mas essa é só a programação desta semana. Até o dia 28 muita coisa ainda vai acontecer em comemoração aos 127 anos de Rio Branco. Você quer ver a programação completa do Aniversário de Rio Branco? Então confira abaixo.

{xtypo_rounded2}

PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE

18/12/2009

Regional II – Parque Capitão Ciríaco
16:00 – Inauguração da Igreja N. S. das Seringueiras

Praça da Revolução
16:00/20:30 – Exposição de Fotos – Rio Acre: Histórias e Memórias de Rio Branco
18:00 – Coral Boca Pequena
19:00 – Apresentação do Auto de Natal

19/12/2009

Regional I – Bairro Quinze, próximo ao Centro Cultural Neném Sombra
16:00/20:30 – Exposição de Fotos – Memórias de um Rio – Rio Branco e suas Histórias
16:00/18:00 – Atividades lúdicas e esportivas (PELC)
18:00/18:30 – Apresentação de Quadrilha Junina com a quadrilha "Malucos na Roça" do bairro Cidade Nova
18:30/20:30 – 2º Show Cantos da Cidade

Artista/grupos:

  • Shaneihu – Música Indígena
  • Grupo Hélio Melo – Chorinho
  • Antônio Pedro – Música de Seringal
  • Grupo Roda de Samba – Samba
  • Grupo Capú – Rock/Regional{/xtypo_rounded2}