Rio Branco e Recife recebem projeto piloto do Cine-Educação de Direitos Humanos

Objetivo é capacitar professores para que abordem o tema em sala de aula utilizando a linguagem audiovisual

Os Estados do Acre e Pernambuco foram os únicos a participar do projeto piloto Cine- Educação de Direitos Humanos. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) e da Fundação de Cultura Elias Mansour, participou do projeto, criado pelo Ministério de Direitos Humanos.

Nesta segunda-feira, 9, no auditório da Secretaria de Estado de Educação, das 8 às 17 horas, o projeto Cine-Educação de direitos humanos está sendo apresentado, através de uma capacitação aos professores da rede pública de ensino, para que utilizem, de forma pedagógica, os vídeos na sala de aula, levando a seus alunos uma forma diferenciada para tratar de temas polêmicos.

O projeto nasceu a partir da 5ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, com a apresentação de vídeos que abordam temas diversos sobre os direitos humanos. Os dois Estados foram escolhidos devido ao recorde de público em relação às outras capitais do país.

Foram selecionados quatro curtas-metragens que abordam temas como homossexualidade, acessibilidade dos deficientes físicos, escravidão e religião. “O objetivo é popularizar a temática de direitos humanos, além de formar público para o cinema”, ressaltou Ildo Montysuma, chefe da divisão de educação em direitos humanos da SEJUDH.

A coordenadora educacional do projeto, Silvia Meireles, argumenta que a linguagem audiovisual é um bom recurso para falar sobre direitos humanos. “Rio Branco e Recife estão sendo grandes parceiros na implantação do projeto Cine-Educação de Direitos Humanos”, ressaltou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter