Rio Branco é premiada como uma das capitais que mais evoluíram no turismo

Capital acreana integra conjunto de 65 cidades que apontadas pelo Ministério do Turismo como destinos indutores para o desenvolvimento do turismo regional (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Capital acreana integra conjunto de 65 cidades apontadas pelo Ministério do Turismo como destinos indutores para o desenvolvimento do turismo regional (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Ministério do Turismo e o Sebrae premiaram no dia 13 deeste mês, em Foz do Iguaçu (PR), durante o Festival Internacional de Turismo Cataratas, os municípios que mais evoluíram e os que alcançaram as maiores notas no Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2011. O indicador mede o estágio de desenvolvimento dos destinos turísticos brasileiros. No total, foram contempladas 13 capitais e outras 11 cidades avaliadas em todas as dimensões pesquisadas.

A categoria na qual Rio Branco foi premiada foi a de “Políticas Públicas”, na qual foram avaliados os quesitos como serviços e equipamentos, atrativos, cooperação regional e outras.

O Índice de Competitividade é apurado anualmente, desde 2008, em pesquisas de campo realizadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, priorizados pelo Ministério do Turismo, o qual Rio Branco compõe. Um dos objetivos do estudo é produzir uma série histórica para avaliação da competitividade de destinos, fornecendo informações que podem subsidiar o planejamento estratégico da atividade turística e monitorar a evolução da atividade nos destinos e no país.

Rio Branco se destacou pelo  avanço em políticas públicas voltadas ao Turismo (Foto: Asscom/MTUR

Rio Branco se destacou pelo avanço em políticas públicas voltadas ao turismo (Foto: Asscom/MTUR

Essa evolução é um reflexo dos esforços do governo do Estado em desenvolver políticas públicas para o desenvolvimento turístico regional.

A secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Lima, afirma que os resultados esperados são sempre crescentes e positivos, e lembrou ainda do I Seminário de Turismo, ocorrido no mês de maio na capital, que teve como tema “Construindo Políticas Públicas para o Destino Rio Branco”, que trouxe grandes nomes do turismo nacional para discutir, pactuar e criar um documento de intenções para os próximos anos, para que o turismo regional ganhe competitividade nacional.

“É muito bom saber que já colhemos os frutos de eventos como esse, e ter a certeza de que esse é apenas o começo dos esforços do governo do Estado e da Setul para que o Estado seja reconhecido como um destino competitivo”, destacou Ilmara.

A secretária também lembrou que os avanços conquistados no turismo regional, principalmente na capital, se deram graças ao envolvimento da prefeitura de Rio Branco através da Câmara Temática de Turismo, do Conselho Municipal de Políticas Culturais e a iniciativa privada que atua em parceria com o Governo do Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter