Dos vinte e dois municípios acreanos, dezoito já realizaram as conferências municipais das cidades; hoje aconteceu mais uma etapa municipal, desta vez em Rio Branco, a capital do Estado.
Além da sociedade civil, autoridades municipais e estaduais participaram do evento. O secretário de Estado de Habitação e presidente da comissão preparatória da Conferência das Cidades, Rostênio Sousa, falou sobre a importância das conferências.
“É de extrema importância que todos os municípios do estado realizem a conferência das cidades, pois é o espaço aonde a sociedade irá propor mudanças e melhorias que influenciam na qualidade de vida de todos e essas mudanças, essas propostas retiradas das conferências, durante as três etapas: municipal, estadual e nacional, irão para o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano que serão transformadas em leis que se aplicam em todos os municípios do Brasil”, disse Sousa.
Para o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, a conferência “é importante para avaliar a cidade que temos e a cidade que queremos pro futuro”.
Rio Branco elegeu um total de 120 delegados que irão representar a cidade na etapa estadual que será realizada nos dias 18 e 19 de julho na capital acreana. Os delegados eleitos na etapa estadual irão representar seus municípios na etapa nacional que será realizada em Brasília do dia 20 a 24 de novembro de 2013.
Nos dias 28 e 31 de maio acontece nos municípios de Acrelândia e Plácido de Castro respectivamente.