Em virtude do intenso volume de chuvas na capital do Estado nos últimos dias, o Rio Acre ultrapassou a cota de alerta na manhã desta quinta-feira, 21. A última medição, realizada às 6 horas da manhã, aponta um aumento de 42 centímetros nas últimas 24 horas. O rio está dois centímetros acima da cota de alerta, com a marca de 13,52 metros.
Segundo o tenente-coronel Carlos Gundim, a previsão é de que as águas continuem subindo. “Em Rio Branco, como a previsão ainda é de chuva, acreditamos que o Rio Acre atinja os 14 metros em no máximo 48 horas, atingindo assim a cota de transbordamento, mas mesmo assim não penso que haja a possibilidade de famílias ficarem desabrigadas, uma vez que no interior ele está baixando, e o Riozinho do Rôla, principal afluente, também está vazando”, afirmou.
De acordo com informações da Defesa Civil do Estado do Acre, a situação do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, é preocupante. Ele está seis centímetros abaixo da cota de transbordamento, com a marca de 12,54 metros.
Em Tarauacá, 30% da população foi atingida pela cheia e 13 famílias permanecem no abrigo montado pela prefeitura local. O Rio Tarauacá diminuiu 96 centímetros de ontem para hoje e mede agora 9,54 metros, permanecendo apenas quatro centímetros acima da cota de transbordamento.
Em Sena Madureira, o Iaco aumentou 64 centímetros, medindo 13,98 metros. A cota de alerta é de 14 metros. No restante do interior, o Rio Acre apresenta sinais de vazante. Em Assis Brasil, são 5,44 metros, em Brasileia, 5,81 metros e em Xapuri, 9,68 metros.