Rio Acre ultrapassa a cota de alerta

Governo e prefeitura seguem monitorando nível do rio (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Governo e prefeitura seguem monitorando nível do rio (Foto: Luciano Pontes/Secom)

De acordo com a medição realizada na manhã desta segunda-feira, 2, o Rio Acre atingiu o nível de 13,72 metros, ultrapassando a cota de alerta, de 13,50 metros.  Durante o fim de semana, o nível das águas aumentou mais de um metro. Na última medição de sábado, 31, o rio alcançava os 12,63 metros, e já no domingo, 1, chegou a 13,39 metros.

Já o Riozinho do Rôla, um dos principais afluentes do Rio Acre, apresentou sinais de vazante no fim de semana, passando dos 12,51 metros registrados no domingo, 1, para 12,32 metros, segundo a avaliação desta segunda-feira.

A Defesa Civil do Estado, em parceria com os núcleos de todos os municípios, segue com o trabalho de monitoramento e avaliação dos níveis dos principais rios do estado. Em Rio Branco nenhum bairro está alagado, até o momento.

O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel George, explica que a subida do rio é reflexo de vazantes nos outros municípios. “Aqui em Rio Branco subiu um pouco, porque na altura de Assis Brasil e Brasileia ele deu sinais de vazante, e essa água desce para a capital. De qualquer forma, o município está preparado no caso de enchente. Já temos 168 boxes prontos no Parque de Exposição e toda estrutura de segurança, saúde e assistência social”, disse.

O Rio Acre passa por seis municípios acreanos: Rio Branco, Porto Acre, Brasileia, Xapuri, Epitaciolândia e Assis Brasil.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter