O Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento (14 metros) na manhã deste domingo, 2. Na medição realizada às 6 horas o nível do rio era de 14, 18 metros. As Defesas Civil Estadual e de Rio Branco seguem monitorando os índices pluviométricos e dos nível dos rios, e já iniciaram o trabalho de retirada das famílias atingidas. As primeiras vítimas da enchente estão sendo transferidas para o abrigo no Parque de Exposição ou para casa de parentes.
A situação de vigilância também se repete no interior. Os níveis do Rio Acre no Alto Acre, apresentam baixa, em Assis Brasil e Brasileia. Em Xapuri está estabilizado, enquanto o Riozinho do Rola continua com a elevação do nível. O Rio Iaco, em Sena Madureira, estão acima da cota de transbordamento.
Já em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá, ultrapassou a cota de alerta. Em Santa Rosa, 47 famílias foram desabrigadas.
Atualizações
– Na medição realizada às 9 horas, o Rio Acre, em Rio Branco, marcava 14,22 metros. O número de desabrigados no Parque de Exposição, contabilizados até às 10 horas, é de 13 famílias.
– Nova medição realizada às 12 horas, indica que o Rio Acre continua subindo (14,26). Já foram atingidos os bairros Airton Sena, Cadeia Velha, 6 de Agosto, Baixada da Habitasa e Base. De acordo com dados da Defesa Civil, 22 famílias foram retiradas de suas casas.
– O monitoramento é feito a cada três horas, e mostra que às 15 horas, o nível do rio era de 14,32 metros.