tendência é vazar

Rio Acre apresenta estabilidade após atingir 17,7 metros

Com índice de elevação há 11 dias, o nível do rio Acre apresentou estabilidade após marcar redução de 1 centímetro neste domingo, 2. O nível marcou 17,7 metros às 6 horas da manhã, reduziu 1 centímetro às 9 horas e voltou a 17,7 metros ao meio-dia, segundo dados da Defesa Civil Estadual.

Imagem da Gameleira, no Segundo Distrito de Rio Branco Foto: Marcos Vicentti/Secom.

De acordo com o coordenador adjunto da Defesa Civil, tenente coronel Florisvan Craveiro, a previsão é de que seja registrado um pequeno aumento, seguido de estabilidade e vazão. “Estamos acompanhando as previsões e os demais municípios já apresentam baixas. A depender do nível das chuvas, esperamos um pequeno aumento e estabilidade, com a ocorrência da vazante logo após”, apontou.

Previsão é de que, a partir de agora, seja registrado um pequeno aumento, seguido de estabilidade e vazão, de acordo com a Defesa Civil Estadual Foto: Pedro Devani/Secom.

O nível das águas de rios e igarapés começaram a subir no dia 23 de março, após chuvas intensas na região de Rio Branco. Na capital acreana, os igarapés do Almoço, Judia, São Francisco, Dias Martins Batista, Fundo e Liberdade transbordaram deixando centenas de famílias desabrigadas e desalojadas, em 90 bairros.

A cheia do rio Acre atingiu ainda os municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Sena Madureira. Neste domingo, o rio segue abaixo da cota de transbordamento nos municípios de Assis Brasil e Brasileia, marcando 7,72 metros e 7,62 metros, respectivamente.

Cheia do rio Acre atingiu ainda os municípios de Assis Brasil, Brasileia (foto), Epitaciolândia, Xapuri e Sena Madureira Foto: Marcos Vicentti/Secom.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), 20.265 pessoas foram atendidas, 3.506 estão desabrigadas e 11.663 estão desalojadas.

Boletim Climático – Domingo, 2 de março

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), indicam que há indicação de nebulosidade, variando entre nublado a encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, principalmente a tarde e início da noite deste domingo. As temperaturas devem seguir estáveis entre 22 ºC e 29 ºC.

As informações sobre o clima foram repassadas pelo Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), órgão ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi),