Na manhã desta terça-feira, 19, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), recebeu o Ministério da Cidadania para a realização da Jornada Auxílio Brasil, encontro que busca aproximar o programa social aos gestores locais, reunindo profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas) dos 22 municípios do Acre.
Na presença de mais de 200 técnicos e coordenadores da assistência social, o governador Gladson Cameli valorizou a presença de todos os representantes dos municípios e apontou: “Esse encontro é a prova de que cada servidor está fazendo a sua parte. Muitos se mobilizaram de longe buscando levar uma melhor assistência para a população de sua cidade”.
Na ocasião, o chefe de Estado assinou o decreto que regulamentou o cofinanciamento do Suas e a transferência de recursos na modalidade fundo a fundo no estado do Acre, dirigindo R$ 4 milhões para as ações de assistência social de todos os municípios.
Na assinatura do decreto, a titular da SEASDHM, Ana Paula Lima, expressa: “Gostaria de agradecer o olhar sensível que o governador tem voltado para a promoção de políticas públicas. Essa ação demonstra o compromisso do nosso governo em entender e atender a assistência social”.
Ana Paula encara o momento como único e de solidificação da atuação do governo federal e aconselha os participantes para que aproveitem a presença dos técnicos do Ministério da Cidadania para sanar dúvidas e compartilhar as vivências particulares de seus municípios.
Maria Yvelônia, Secretária Nacional de Assistência Social, demonstra gratidão ao ver a participação dos presentes: “Fico feliz de saber que aqui temos um governo que se preocupa com a assistência social e coloca essa pasta como prioritária. Isso nos mostra que estamos no caminho certo”.
Quanto ao programa, Yvelônia afirma: “Acredito no Auxílio Brasil, pois ele busca dar autonomia e mudar a vida das famílias. Queremos ser um pilar da cidadania, mostrando que as pessoas podem se sustentar a partir da sua própria construção”.
Programa Auxílio Brasil
O Auxílio Brasil é o novo programa permanente de transferência de renda do governo federal, destinado às famílias em situação de vulnerabilidade social, onde cada família recebe pelo menos R$ 400 reais por mês. Dados de abril de 2022 apontam 309.637 pessoas cadastradas no Programa Auxílio Brasil somente no estado do Acre.
O programa é coordenado pelo Ministério da Cidadania e integra várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. E, além de garantir uma renda básica, o programa simplificou os benefícios básicos e complementares, que buscam estimular a emancipação das famílias.