Reumatologista visita o Acre para reforçar pesquisa sobre doença rara

Família com mais de 200 pessoas é diagnosticada com Espondilite Anquilosante (Foto: Cássia Veras)
Trinta pessoas da mesma família são diagnosticadas com espondilite anquilosante (Foto: Cássia Veras)

O reumatologista do estado de São Paulo Percival Sampaio esteve no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco na semana passada, para atender uma única família de Feijó, diagnosticada com uma doença não muito comum, a espondilite anquilosante.

O evento é fruto de pesquisa realizada há um ano pela reumatologista do HC Adriana Marinho. A médica descobriu, por meio da paciente Maria do Nascimento, 54, portadora da espondilite anquilosante, que seus filhos e parentes possuíam os mesmos sintomas que ela apresentava.

A partir disso, a especialista começou a investigar a manifestação e a causa da doença em 200 pessoas da mesma família. A patologia foi confirmada em aproximadamente 30 delas. “A espondilite é uma doença genética que causa inflamações nas articulações entre os ossos. Com o tempo, ela faz com que os ossos se unam”, esclarece a médica.

Segundo a matriarca da família, Maria do Nascimento, não foram poupados esforços para trazer os familiares para realizar o tratamento na capital. “Quero que todos façam os exames e comecem a tomar os remédios, pois ninguém gosta de conviver com dor. Prezo pela saúde da minha família”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter