Parada há vários anos, sem qualquer tipo de manutenção ou condições de uso, um dos principais meios de locomoção da população de Rodrigues Alves, a conhecida balsa Comandante Deodato, está em fase final de restauração.
O serviço está sendo realizado pelo governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas e Rodagem (Deracre), com o investimento aproximado de R$ 360 mil.
A previsão é de que a embarcação seja entregue até o dia 20 deste mês, juntamente com a via de acesso ao porto, onde foram recuperados 1,2 mil metros de asfalto. Desde que a balsa deixou de ser usada por problemas estruturais, a travessia da população, nos dois sentidos do rio Juruá, está sendo realizada por uma embarcação alugada.
Segundo o diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagem do Acre, Petrônio Antunes, toda a estrutura, desde o assoalho até o teto, está sendo recuperada.
“Nossa intenção é colocar essa embarcação novamente em atividade, o que traz economia aos cofres públicos tirando-nos da responsabilidade do aluguel. Todo o assoalho, o fundo, a pintura, adequação dos motores e estrutura da balsa serão recuperados e entregues à população ainda este mês”, frisou o diretor.