Uma parceria foi firmada, no último sábado, 26, entre o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sena Madureira, com o intuito de promover a acessibilidade e o respeito no trânsito do município.
A parceria, realizada por meio da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), prevê a realização de campanhas educativas que sensibilizem os condutores sobre a necessidade de respeito e gentileza redobrados com deficientes no trânsito, além de facilitar o acesso às carteiras de gratuidade para o transporte intermunicipal.
De acordo com a presidente da Apae no município, Chaena Vilaça, a colaboração do Detran vai facilitar o despertar da comunidade local para os impactos negativos causados na vida dos deficientes pela intolerância e a insensibilidade no trânsito.
“Buscamos incessantemente a garantia dos direitos humanos e a valorização da vida em todos os ambientes, inclusive no trânsito, e a equipe da 4ª Ciretran vai nos auxiliar nessa missão”, enfatiza Chaena Vilaça.
Com relação ao direito à gratuidade no transporte público intermunicipal, o gerente da 4ª Ciretran, Jardeilson da Silva, explica que a maioria dos responsáveis pelos deficientes não sabia que tinha o direito garantido por lei.
“Além de disseminar a informação, nós montamos o processo de solicitação da carteira e o encaminhamos para a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre [Ageac], que é a entidade responsável pela emissão do documento”, reforça Silva.