A Reserva Extrativista Chico Mendes, em Brasileia, foi a beneficiada com a 24ª edição do Mulher Cidadã e com ações do Projeto Cidadão, do Tribunal de Justiça. As duas ações ocorreram na última sexta-feira, 15, e contemplaram aproximadamente 800 pessoas.
Os serviços foram os mais variados desde a oferta das ações básicas de saúde a preventivas com foco no planejamento familiar, gravidez na adolescência, drogadição, saúde mental, saúde da mulher, mudanças climáticas e violência doméstica contra a mulher.
Executado pelo gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo o Mulher Cidadã tem como objetivo levar cidadania e saúde às pessoas que residem nos locais mais distantes do Acre.
“O que queremos é fazer com que as pessoas tenham uma melhor condição de vida, com mais saúde, mais cidadania e menos violência em suas vidas”, frisou Nazareth Araújo.
Além de vários serviços que foram prestados nas áreas jurídica, social, de cidadania e saúde, houve o Casamento Coletivo, com mais de 120 casais que oficializaram a união em cerimônia nupcial.
A ação é possível graças à parceria com outros órgãos, para que os serviços itinerantes disponibilizados à população mais carente tenham qualidade e eficiência.
Foram também parceiros as secretarias de Estado de Saúde (Sesacre), de Desenvolvimento Social (Seds), de Pequenos Negócios (SEPN) e de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), o Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), a Defensoria Pública e a Prefeitura de Brasileia, entre outros.