Representantes do turismo acreano acompanham comitiva alemã em avaliação do Programa DEL Turismo no interior do Acre

A Secretaria de Turismo e Empreendedorismo do Acre (Sete) e o Conselho Estadual de Turismo (CET) acompanharam, juntamente ao Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, nesta sexta-feira, 12, e neste sábado, 13, representantes do projeto Alemanha Veio ao Acre que avaliam in loco as performances e resultados do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – Del Turismo, desenvolvidos nos pontos turísticos de Xapuri, Epitaciolândia e Rio Branco.

Em Xapuri, a comitiva visitou o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), a Casa de Chico Mendes e a Praça São Sebastião. Em seguida, a comitiva seguiu para o município de Epitaciolândia para uma visita técnica ao Dr. Borracha. Neste sábado, 13, o grupo se reuniu em Rio Branco, para dialogar sobre todos os projetos de atuação do Del Turismo e, no período da tarde, estão em visita aos atrativos turísticos da Gameleira, Parque Chico Mendes e Museu dos Povos Acreanos – onde conhecerão o rico acervo e a lojinha de artesanato.

Comitiva avalia ações do Programa Del Turismo em Rio Branco, Xapuri e Epitaciolândia. Foto: Aline Nascimento/Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre

A diretora de Turismo da Sete destacou a participação da secretaria junto ao Conselho Técnico de Turismo do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento e a presença do Conselho Estadual de Turismo, durante a visita da comitiva.

“É importante dizer que o Del tem feito um trabalho excelente nos municípios onde ele tem essa parceria e a *Secretaria como instituição que atua políticas públicas para a geração de emprego e renda, criação de novos negócios através do fomento do turismo e do empreendedorismo, tem apoiado diversas iniciativas que contribuem para o desenvolvimento econômico do estado. Estamos vendo, a cada dia, a construção do turismo e o desenvolvimento da economia local crescer. E o nosso papel foi tanto de acompanhar a visita, como ser parceiros”, destacou Sirlânia.

Diretora de Turismo da Sete, Sirlânia Venturin, acompanhou avaliação da comitiva in loco. Foto: Aline Nascimento/Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre

Segundo o presidente do Conselho Estadual de Turismo (CET), Thiago Higino, a visita da equipe alemã eleva os municípios que recebem assessoria do projeto a um novo patamar no cenário turístico.

“A visita da equipe para a avaliação do Del Turismo é de fundamental importância porque coloca o Acre e os municípios que estão sendo assessorados em um outro patamar, nas rotas e radares que são importantes no Ministério do Turismo, e cria estratégias inteligentes para que nós possamos fortalecer o turismo no âmbito regional. E o papel do conselho estadual nessa construção é de ajudar nessa parceria e contribuir no fortalecimento e nas ações de iniciativa dos conselhos municipais”, ressaltou o presidente do CET.

Comitiva de Avaliação

Integram a comitiva a equipe do Instituto Educacional de Economia Bávara (BBW), o avaliador Rolf Speit; a coordenadora de projetos Anne Oertel; e a coordenadora de projetos da Sequa, Utte Reckes. Também participam o coordenador do Programa Del Turismo no Brasil, Andreas Dohle, o consultor regional do DEL Turismo, Estácio Guimarães, e a coordenadora Tíssia Veloso.

Ainda acompanharam a comitiva a diretora de Turismo de Rio Branco, Fabiula Moreira; presidente do Conselho Municipal de Turismo, Rizzomar dos Santos; Aldemar Maciel, do Sebrae/AC; coordenador de Turismo da Fecomércio, João Bosco Nunes; e a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens, Janete Franke.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter