Métodos de como é realizado os trabalhos na Atenção Primária serão repassados aos profissionais do país vizinho
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) recebe nos dias 25 e 26 deste mês a visita da delegação do Ministério da Saúde da Bolívia, que vem para conhecer o funcionamento do Sistema Único de Saúde no Acre.
No dia 26 será realizada uma reunião na Sesacre, às 8 horas, entre a delegação boliviana e os técnicos e gestores do Estado do Acre, com a participação da secretária de Saúde Suely Melo, para que possam discutir o funcionamento da Atenção Primária no Estado. Logo depois, os representantes do Ministério da Saúde da Bolívia vão visitar as unidades de saúde para que possam ver na prática todo o funcionamento do Saúde da Família.
O SUS tem sido um modelo de sistema de saúde para os outros países que estão interessados em conhecer o funcionamento e estrutura, como explica a gerente da Divisão de Atenção Primária/ Saúde da Família, Elizete do Nascimento Araújo.
“Os bolivianos vêm conhecer a forma como os trabalhos são realizados pelo SUS, ou seja, como são a composição e o desempenho das equipes de saúde da família, atribuições e formação de trabalhadores comunitários de saúde, as ações com a população isolada e dispersa no contexto dos problemas de acessibilidade na Amazônia brasileira”, declarou.
Através desse estudo, os técnicos bolivianos pretendem absorver as experiências que vão conhecer e levar para o seu país, possibilitando assim uma cooperação entre o Brasil e a Bolívia, além do fortalecimento de uma integração internacional.