Representantes do Governo Federal visitam o Acre para acompanhar a situação dos haitianos

Na manhã desta quarta-feira, 18, dois representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) chegaram ao estado para avaliar a situação dos haitianos e conhecer o trabalho desenvolvido pelo Governo do Acre para ajudar os imigrantes. 

Os representantes seguiram para Brasileia e Epitaciolândia onde participaram de uma reunião com os prefeitos de cada município. Os prefeitos falaram das dificuldades enfrentadas pelos municípios desde a chegada dos haitianos. “O Governo Federal demorou muito para liberar recursos, somos um município pequeno e não estávamos preparados para tanta demanda na área da saúde e até mesmo no trato em hospedagem”, ressaltou a Prefeita de Brasileia, Leila Galvão. 

A Polícia Federal também recebeu a visita dos gestores que puderam ver de perto o funcionamento de todo o processo de legalização dos haitianos. “Com os decretos de exigência de visto para entrada no Peru e Brasil, esperamos que o fluxo diminua”, comentou o Delegado Federal, Frederico Portella.  

A representante do MDS, Mariana Machado, afirmou que o Governo Federal irá prestar apoio técnico e financeiro. Inicialmente serão repassados cerca de 300 mil reais. “As ações que estão sendo realizadas pelo Acre servem de experiência para nós também”, pontuou Mariana. 

A agenda de visitas e encontros continua nesta quinta-feira, 19, pela manhã, com reunião no Gabinete do Governador Tião Viana, que receberá o Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, na companhia de Mariana Machado e João Marcelo Intini, Diretor da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SNAS). 

No período da tarde, a partir das 14 horas, haverá reunião de trabalho com as equipes da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter