Representantes do Acre levam propostas para incentivo ao audiovisual para Pré-Conferência

Delegados da região Norte destacaram a importância de integração regional

dsc01010_mar2010.jpg

Representantes da região durante a Pré-Conferência Setorial do Audiovisual definem necessidade de integração regional

As diretrizes para o setor audiovisual brasileiro foram aprovadas durante a realização da Pré-Conferência Setorial do Audiovisual, realizada na última semana, em Brasília. O encontro tinha a meta de promover o debate entre os segmentos representativos do setor, e as propostas aprovadas serão encaminhadas para a II Conferência Nacional de Cultura (CNC) e servirão de base para a implantação de políticas públicas.

O Acre foi representado pelo produtor independente Ney Ricardo e pela produtora Rose Farias. De acordo com eles, o diferencial deste encontro foi a consonância das ideias em torno do fortalecimento da cultura. “Estamos caminhando para a construção de políticas integradas e regionalizadas”, destacou Ney Ricardo.

E para discutir esta integração entre os estados da região Norte, será realizado em junho no Pará o primeiro Fórum Audiovisual Amazônia Legal. “Os objetivos são bastante claros, e isso demonstra que o processo de construção deve estar pautado na afinação entre o poder público e a sociedade civil”, disse Rose Farias.

Entre as propostas aprovadas que irão nortear o debate da Conferência Nacional de Cultura estão o estabelecimento de ações e medidas que viabilizam a parceria de entre a produção independente e regional do audivisual, e a televisão aberta, pública e privada, e a televisão por assinatura, além da implementação das políticas públicas para o campo da preservação audiovisual, como a criação de cinematecas, pólos de restauração.

Outro aspecto positivo apontado pelos representantes do audiovisual acreano foi a diretriz que prevê a ampliação das redes de distribuição e acesso, por meio da expansão, descentralização e a diversificação do parque exibidor nacional. Também foram aprovadas as propostas nas quais o governo federal em articulação com estados e municípios, formule e implemente uma Política Nacional de Conteúdos Digitais integrando e estimulando as cadeias produtivas dos setores do audiovisual, e a criação, fortalecimento e articulação de redes de instituições públicas para atuar em parceria com os órgãos gestores da política nacional do audiovisual, integrada ao Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais e ao Sistema Nacional de Cultura.

A  II CNC acontece entre os dias 11 e 14 de março, em Brasília e irá reunir representantes de vários segmentos organizados da diversidade cultural brasileira que irão debater as propostas aprovadas durante as pré-conferências.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter